Publicado em: 13/09/2018 ás 11:19:00 Autor: Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

A Secretaria Municipal de Educação do município de Vera vem a público esclarecer que não existe FALTA DE LEITE de nenhuma espécie nos Centros Educacionais (creches) ou em qualquer unidade de ensino da Rede Municipal.

A Administração Municipal está encaminhando documento ao Legislativo esclarecendo essa questão.

Gostaríamos de levar ao conhecimento de todos o cuidado e a preocupação com o bem-estar de nossas crianças. Dessa forma o atendimento a demanda do chamado grupo de LEITE ESPECIAL ocorre da seguinte forma:

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação segue os procedimentos obrigatórios estabelecidos pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar/MEC) em especial a Resolução nº 026 de 17 de junho de 2013 MEC/CD/PNAE.

A sistemática para aquisição compreende:

• Prescrição médica (receita).
  • Apresentação (por parte dos pais) da receita à gestora escolar para encaminhamento à nutricionista escolar responsável pela compra;esta se baseia na quantidade descrita pelo tempo em que a criança fará uso x números de mamadas ao dia.
  • Importantíssimo ressaltar que a receita pode variar bastante, pois mediante avaliação médica a prescrição sofre constantes alterações em razão da necessidade do paciente; também não é possível adquirir o produto sem a receita médica, caso do leite APTAMIL.
  • As fórmulas infantis são adquiridas pela Secretaria de Educação de acordo com o laudo socioeconômico da situação dos pais.
  • Os Centros Educacionais oferecem diariamente além dos tipos específicos citados: leite pasteurizado/CooperSelene, leite do tipo Caixinha Heloísa e LacBom integral, leite Zero Lactose Piracanjuba, leite em pó Piracanjuba e Italac de acordo com a necessidade de cada criança.
  • Para manipulação das mamadeiras existem servidoras para cada lactário nos turnos matutino e vespertino. Estas preparam o leite segundo as normas de higiene do PNAE e conforme o receituário no caso dos leites específicos. O lactário é um espaço exclusivo para manipulação dos alimentos dos lactantes, higienização e armazenamento de leite.

Um novo processo licitatório encontra-se em andamento e enquanto isso os produtos tem sido adquiridos na modalidade de compra direta. Assim reafirmamos que não há falta de nenhum tipo de leite nas instituições educacionais da Rede Municipal de Ensino de Vera.

A Secretária lembra que as gestoras eleitas no processo democrático são as responsáveis diretas pelo bom funcionamento das instituições bem como devem fazer as respectivas solicitações e zelar para que não falte nenhum tipo de alimento aos alunos, tudo sob a responsabilidade da nutricionista escolar. A dirigente de educação, claro, deve acompanhar todo o processo e dessa maneira tem sido feito o trabalho com a dedicação de toda a equipe dos CMEIs e SMECD.