Publicado em: 06/09/2018 ás 10:34:00 Autor: Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto

No último dia 03 foi divulgado o resultado do IDEB/72017. A Rede Municipal de Ensino de Vera participa através da Escola Municipal Aloizio Jacob Webler.

Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

Para a gestora da Escola Aloizio, professora Maria José de Freitas “o princípio da educação é ensinar e construir com exemplos; ter dedicação, atenção e respeito às diversidades. Uma árvore não cresce e não produz frutos se não for regada todos os dias. Assim, em nossa escola e em toda a Rede, os alunos são tratados com respeito, têm apoio e são encorajados para que tenham determinação e garra para enfrentar os desafios e avançar em seus estudos.”

A Secretária Municipal de Educação, Cecília Gabriela destaca que as metas  estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos segundo o INEP/MEC. O município de Vera com 5,9  está acima da meta nacional 5,2 o que é bastante significativo em comparação ao cenário no país. O investimento por parte da Administração Municipal na educação pode ser comprovado pelo resultado alcançado destacando que a aprendizagem inicia-se na Educação Infantil (de 0 a 6 anos); portanto é a soma de esforços  de todos os profissionais da educação verense que ao longo do processo ensino-aprendizagem contribuem para o sucesso escolar. Ainda é preciso avançar  em relação ao currículo e tantas outras necessidades da área; uma das ações é a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a construção de um projeto educacional adequado refletindo sobre a escola que temos a escola que queremos. Cabe a gestão municipal juntamente com toda a comunidade escolar, diante do bom resultado,  canalizar como motivação para avançar cada vez mais!