Publicado em: 13/09/2018 ás 14:12:00 Autor: Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

De 10 a 12 de setembro foi realizado pelo CEFAPRO de Sinop o Encontro Regional da BNCC/Base Nacional comum curricular com o objetivo geral de sistematizar as contribuições da consulta pública do polo Regional de Sinop-MT.

Durante os dias de estudos foram revisitadas as propostas da BNCC; lido criticamente o documento curricular do Estado de Mato Grosso e a classificação da consulta pública a partir dos critérios preestabelecidos.

Representando a Rede Municipal de Ensino estiveram presentes a Coordenadora Pedagógica da SMECD de Vera, Alessandra Paruci - segmento Educação Infantil, Professora Mauriceia Camilo do Ensino Fundamental e Professora Rosangela dos Santos da Silva da Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que visa a nortear o que é ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Trata-se de uma referência dos objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas de sua formação. Longe de ser um currículo, a Base Nacional é uma ferramenta que visa orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma.