Chefe do departamento de cultura e responsável pela biblioteca municipal de Vera participam do evento realizado em Cuiabá
Publicado em: 03/12/2018 ás 12:32:00 Autor: Dieny Vieira Fonte: Departamento de Cultura
Foto Por: Rodrigo Gomes

Foi realizada na Capital do Estado de Mato Grosso Cuiabá a IV Conferência Estadual de Cultura, nos dias 30 e 01 de novembro nas dependências do Hotel Fazenda Mato Grosso. A conferência contou o tema, “A cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social”. E teve dois eixos norteadores: Gestão e Desenvolvimento e Política Cultural e Cidadania. Participaram do evento representando a cultura de Vera como delegados eleitos na conferência municipal Rodrigo Gomes que é chefe do departamento de Cultura e a responsável pela Biblioteca Municipal Nilza de Oliveira Pipino a professora Maria Edileuza.

Essa edição do encontro contou com mais de 300 delegados eleitos nas conferências municipais, intermunicipais, regionais e setoriais de cultura, realizadas de julho a outubro deste ano. No evento foram discutidos os rumos das políticas culturais do Estado, partindo da instância de participação social com o objetivo de propor diretrizes, estratégias, programas e ações para as políticas culturais numa articulação entre os governos estadual, municipais e a sociedade civil organizada.

Para Rodrigo Gomes, a IV Conferência Estadual de Cultura foi algo inexplicável para os dirigentes de cultura e delegados eleitos que participaram do encontro.  “Foi algo inexplicável para, nós entanto dirigentes de cultura, delegados eleitos para esta conferência onde nós tivemos mais de 100 delegações presentes no Hotel Fazenda Mato Grosso onde foi realizado o evento. Um evento com uma plenitude magnífica para a cultura de Mato Grosso, que ao meu ver, passa por sérias mudanças a junção voltando a ser a antiga SECEL-MT (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer), deixando de ser apenas a SEC. E quero aqui parabenizar o secretário de Estado de Cultura Gilberto Nasser, que fez um trabalho maravilhoso em tão pouco tempo a frente da secretaria realizando uma conferência estupenda juntamente com a sua equipe. Os eixos sobre os temas muito bem direcionados . tivemos uma abertura com tranquilidade no regulamento aprovado com êxito. E nós trazemos para os nossos municípios uma bagagem muito grande no apanhado cultural por que a cultura de mato grosso está em uma fase maravilhosa graças ao empenho do governo Pedro Taques que incentivou muito a cultura do estado. E tivemos a transição da nova equipe de gestão da SECEL, que interagiu conosco entre vários aspectos entre eles o sistema estadual de bibliotecas públicas que também nos presenteou com livros. Está encaminhando livros para nossa biblioteca. E nos fechamos esta conferência com uma alegria muito grande e vontade de fazer ainda mais pela cultura de Vera”, concluiu Rodrigo.