Seção de atalhos e links de acessibilidade

Vigilância Ambiental realiza dia D de vacinação, sábado na praça 13 de maio


Data: 04 de Novembro de 2022
Autor: Julio Tabile/Assessor de Imprensa
Fonte: Saúde

Fonte: Saúde
Foto por: Arquivo

A última oportunidade para vacinar cães e gatos, através de ações da Vigilância Ambiental, será neste sábado (05), na praça central em Vera.

De acordo com o coordenador de Endemias, Samuel Raimundo, no município ainda existem vários animais que não foram imunizados.

“Nós já atingimos a meta estabelecida para o ano. Vera teve mais gatos do que cães vacinados. Mas segundo apurados, ainda tem muitos bichos que não tomaram a vacina da raiva, então a oportunidade é amanhã (sábado)", justificou.

O dia D, acontece das 8h às 17 horas sem intervalo para o almoço.

A campanha de vacinação antirrábica passou por todos os bairros e no centro nos meses de setembro e outubro.

Conforme Samuel, “as pessoas precisam se conscientizar da importância de imunizar os animais. A gente faz o chamado, a vacina é de graça, não custa nada e a população não comparece. Precisamos ficar atentos, na região de Vera surgiram casos de raiva em bovinos, isso nos deixa preocupados e precisamos prevenir vacinando os cachorros e felinos”, disse.

O animal só pode receber a vacina depois de 3 meses de vida. Todo ano existe a procriação e tem muitos que ainda não completaram o prazo de imunização quando foi realizada a campanha no ano passado, e deverão ser vacinados este ano.

Cada animalzinho ao ser vacinado é catalogado e atualizada a carteirinha. Caso a pessoa não tenha, a equipe emite uma nova na hora.

O lembrete da vigilância é de que a vacina é gratuita e um adulto deve levar os animais, evitando deixar que crianças façam, como forma de manejo e nenhum tipo de incidente ocorra com outros animais na hora da vacinação.