Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Vigilância Ambiental faz alerta a população sobre aumento de larvas do mosquito Aedes Aegypti

  • Publicado em 05/02/2021
  • Atualizado em 05/02/2021

Fonte: Vigilância Ambiental

Autor: Dieny Vieira

Autor da Foto: Dieny Vieira

A Prefeitura Municipal de Vera através da Secretaria de Saúde por meio da equipe da Vigilância Ambiental deu início nesta semana ao primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes o (LIRA) de 2021. O primeiro ciclo de levantamento tem duração de 60 dias, e é referente aos meses de janeiro e fevereiro. De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental de Vera, Samuel Raimundo da Silva, a população tem relaxado em relação aos cuidados de prevenção, e mesmo estando no início do levantamento à quantidade de largas encontradas nas residências é preocupante, e nos deixa em nível de alerta.

“O Lira é um sistema do Ministério da Saúde, em que cada município é responsável em fazer 4 ciclos por ano que é o Levantamento de Índice Rápido do Aedes  Aegypti. E o município de Vera vem cumprindo direitinho com seu Lira, cumprindo suas metas. A Vigilância Ambiental a Secretaria de Saúde e a Administração Municipal vem fazendo um trabalho brilhante. E este é o nosso primeiro Lira de 2021, e o nosso índice em outros anos era de 0.4, 0.6%, que era um índice satisfatório. E hoje o nosso índice pelo acumulo de larvas que vem sendo encontrados nas residências do município aumentou e esta em 1.2% que é o índice de alerta. Já estamos na faixa amarela alertando a população. Não deixe criar mosquito nas suas casas, não deixa a água fácil nos seus quintais, porque a doença esta ai e a dengue mata se brincar muito mais que a Covid. Então queremos orientar a população para que nos ajude tirando 10 minutos por dia para olhar seus quintas e eliminar, os lixo, a sujeira e os acúmulos de água que possam vir a ser criadouros do mosquito”, destacou Samuel.

Conforme as informações do Ministério da Saúde para estar com índice em situação de alerta ou de risco de surto, os números precisam estar entre 1 e 3,9% ou com 4%. E segundo a equipe da Vigilância, Vera esta com 1.2 % ficando dentro do índice de alerta. No ano passado a equipe precisou além de todo trabalho de prevenção e conscientização realizar o fumacê na cidade. “Até o momento ainda não temos nenhum caso confirmado da doença no município. Mas o que nos preocupa é que os agentes têm encontrado muitos focos de larvas nas residências que temos visitado. Às vezes em uma única residência os agentes encontram até três focos de larvas. Ainda estamos no período das chuvas e a população precisa nos ajudar, para que não venhamos a ter casos de dengue na cidade, ou até mesmo algum óbito pela doença. Precisamos que cada cidadão tire pelos menos 5 minutos no seu dia para olhar seu quintal e ver se não tem uma garrafa, uma sacola, uma lona, uma caixa aberta que pode acumular água e virar um criadouro do mosquito. Se cada morador fizer a sua parte vamos ter uma cidade sadia, e não vamos precisar chegar ao ponto de ter que fazer o fumacê”, concluiu o coordenador da Vigilância Ambiental.

Outras notícias

Outras notícias

Privacidade

Acitve

Plugin