Vera realiza o 4º Seminário Municipal do Programa Alfabetiza MT com foco em desafios e avanços
Fonte: Educação
Autor: Ascom
O 4º Seminário Municipal do Programa Alfabetiza MT, é um importante encontro dedicado a debater "Os Desafios e Avanços da Alfabetização no Contexto Atual". O evento realizado nesta terça-feira (21), celebrou a magia da leitura e escrita e buscou refletir sobre a alfabetização, que é considerada o maior presente que se pode oferecer a uma criança.
O programa Alfabetiza MT está sendo desenvolvido no município há cinco anos, funcionando como um espaço/tempo de formação para os profissionais da educação. O seminário reuniu autoridades e educadores para repensar os desafios e avanços da alfabetização, destacando que a habilidade de ler, escrever e calcular molda o presente e determina o futuro de uma criança. A competência de ler e escrever com compreensão é vista como a chave para o acesso a inúmeras habilidades e conhecimentos, permitindo a superação de barreiras culturais, econômicas e sociais.
A cerimônia contou com a formação do dispositivo de honra, que incluiu a Secretária Municipal de Educação de Vera, Itauana Leticia de Castro, a Coordenadora Municipal do Programa Alfabetiza MT, Marlene Teresinha Kroth. Também estiveram presentes a Diretora Regional da DRE de Sinop, Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi Signor, e a Coordenadora Regional do programa, Amanda Araújo Pereira. O vereadore Professor Volmar representou o Legislativo no evento, além do presidente da Apae Alessandro Farias.
Programação e Boas Práticas
O seminário destacou a reflexão sobre o cenário digital, onde a alfabetização se depara com desafios significativos e transformadores, e a importância da formação continuada, com o professor como protagonista na reestruturação da ação docente.
A programação incluiu:
-
Palestras da Coordenadora Regional do Programa Alfabetiza MT da DRE/Sinop, Amanda Araujo Pereira, e da Professora Palestrante, Daiane Lourenço, que é Articuladora Regional do Programa Alfabetiza MT.
-
Apresentações culturais da Banda Municipal e dos alunos do balé do Centro Cultural.
-
Apresentações de 15 relatos de boas práticas pedagógicas de professores cursistas, de diversas escolas e CMEIs do município, com temas variados como a importância dos jogos pedagógicos, função social dos textos, formação de palavras, letra cursiva e fluência leitora.
O evento foi encerrado com a exposição dos materiais pedagógicos confeccionados e utilizados pelos professores como exemplos de boas práticas no processo de alfabetização, e um café da tarde.
O seminário reafirmou a importância de alfabetizar letrando, reconstruindo a leitura e a escrita a partir do mundo vivenciado, e acreditando na possibilidade de aprimoramento e na dependência mútua para a construção de uma sociedade melhor.
Outras notícias
Outras notícias
22 de Junho de 2026
Matrículas para o Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Vera
As matrículas para o Programa Mais MT Muxirum, estão abertas em Vera. A iniciativa é do Governo de Mato Grosso voltada à alfabetização de jovens, adultos e idosos com 15 anos ou mais que ainda não tiveram a oportunidade de apren…
22 de Junho de 2026
Secretaria de Saúde leva vacinação à zona rural e amplia acesso à imunização em Vera
A Secretaria Municipal de Saúde de Vera está percorrendo as comunidades da zona rural para garantir que a vacinação chegue a todos os moradores, independentemente da distância ou das dificuldades de deslocamento até as unidades de saú…
22 de Junho de 2026
Prefeitura de Vera entrega uniformes identificados e crachás com QR Code para Agentes Comunitários de Saúde
Com o objetivo de garantir mais segurança aos moradores e valorizar o trabalho de campo, a Secretaria Municipal de Saúde de Vera realizou a entrega de novos uniformes padronizados para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Cada profissional recebeu três&nb…