Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Semanada da Pátria

  • Publicado em 30/08/2017

O início da semana da pátria ocorre entre 1º e vai até o dia 7 de Setembro. Geralmente durante essa semana, as escolas e orgãos públicos relembra a história da independência do Brasil.

Nos registros históricos, a independência do Brasil é destacada como uma grande conquista, tendo em vista que o Brasil passou por diversas fases de mudança até que isso acontecesse.

A princípio, a vinda da Família Real para o Brasil, marcou em 1808, a chegada de Dom João VI, que deixou Portugal com sua família fugindo com medo da invasão de Portugal pela França, liderada pelo exército de Napoleão, que possibilitou que o Brasil se desenvolvesse, uma vez que se tornou a sede da corte Portuguesa.

E quando a Família Real voltou para Portugal, eles deixaram D. Pedro no comando, que era o filho de D. João, rei de Portugal. Ao chegar em Portugal a corte quis novamente proibir o Brasil de realizar comércio com o exterior, vendendo e comprando apenas de Portugal.

Porém, a nobreza do Brasil não gostou dessa lei que veio de Portugal, pois eles estavam faturando muito com o comércio exterior e não gostariam que o lucro fosse cortado. Começaram então a pressionar D. Pedro para que ele não aceitasse as ordens vindas de Portugal.

Também a Inglaterra teve uma participação importante nesse processo, pois como ela lucrava muito vendendo seus produtos aos brasileiros, incentivou bastante D. Pedro a romper os laços com Portugal, para assim o livre comércio permanecer.

Quando D. João ficou sabendo que todos estavam pressionando seu filho a não acatar suas ordens, ele ordenou que D. Pedro retornasse imediatamente para Portugal. A população brasileira reuniu-se e realizou um abaixo assinado pedindo ao príncipe regente que ficasse. No dia 9 de janeiro de 1822 mostraram as assinaturas a D. Pedro e ele declarou que ficaria no Brasil. Esse dia ficou conhecido na história como Dia do Fico.

Depois que D. Pedro I declarou que ficaria no Brasil, a corte de Portugal enviou outra mensagem solicitando que ele retornasse para a Europa. Na ocasião, D. Pedro estava fazendo uma viagem em São Paulo. No momento em que recebeu a mensagem, ele estava às margens do riacho Ipiranga, e mais uma vez se recuou a acatar as ordens de Portugal. Declarou então a independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1822.

Para celebrar e manifestar o patriotismo a nação, o Departamento de Cultura realizará no próximo dia 1º, um ato Cívico na Praça 13 de Maio, às 07h, com a execução do Hino Nacional e hasteamento da bandeira, o evento terá a participação dos alunos da Rede Ensino Municipal.

Outras notícias

Outras notícias

Privacidade

Acitve

Plugin