Secretaria Municipal de Agricultura auxilia produtores de Vera na produção de silagem de milho

A silagem será alimento principalmente para o gado leiteiro no período da seca

Data: 21 de Maio de 2021
Fonte: Secretaria Municipal de Agricultura

A silagem será alimento principalmente para o gado leiteiro no período da seca
Fonte: Secretaria Municipal de Agricultura

A Prefeitura de Vera, através da Secretaria Municipal de Agricultura, vem trabalhando no sentido de incentivar e auxiliar os pequenos produtores do município a garantir a alimentação do rebanho bovino durante o período de seca. Neste período, a prioridade é a produção de silagem de milho. Como os pequenos agricultores e pecuaristas não têm os equipamentos necessários, a Secretaria fornece a patrulha mecanizada que é composta por uma ensiladeira e um trator, maquinário necessário para realizar a silagem.

No município de Vera cerca de 90 famílias fazem parte da bacia leiteira, e a maioria necessita do maquinário e de um operador para realizar a silagem. De acordo com o pecuarista e senhor Argeu Medeiros, esta parceria com a Secretaria de Agricultura ajuda muito o pequeno produtor.

“Essa parceria com a Secretaria é ótima. A silagem no período da seca é muito importante para eu conseguir manter a alimentação do gado em dia, com essa silagem eu trato os animais duas vezes no dia de manhã e à tarde. Para produtores como eu que mexo com gado de leite esse é um trabalho muito importante e nós que não temos as máquinas temos o apoio da secretaria que facilita muito o nosso trabalho”, destacou Argeu.

Neste período da safrinha do milho o trabalho é programado pela Secretaria de Agricultura para não deixar nenhum produtor sem a silagem. O Secretário de Agricultura de Vera Egidio Jose Wolfart, falou da importância deste trabalho que é desenvolvido pela pasta no apoio ao pequeno produtor. “A importância é principalmente ajudar os pequenos produtores devido à dificuldade de armazenar o alimento, para o período da seca. Que é um período muito longo sem chuvas, em que fica faltando alimento para os animais deles. Quase toda esta silagem que é realizada e destinada ao gado leiteiro, tem alguns casos de gado de corte também”, ressaltou Wolfart.

A silagem é uma das melhores estratégias para os produtores garantirem alimento para seus rebanhos durante o período da seca. É um suplemento de fundamental importância na alimentação, principalmente do gado em períodos críticos, onde as variações da temperatura provocam escassez de alimentos em todas as regiões do estado.

Várias forrageiras, sozinhas ou combinadas, podem ser ensiladas. O valor nutritivo da silagem vai depender principalmente da forrageira utilizada. O milho, o sorgo e o capim-elefante são as principais forrageiras usadas para ensilagem, sendo o milho a mais comum e de maior valor nutritivo dentre essas três.