Secretaria de saúde realizou mais de 300 atendimentos em 2018
A Saúde é uma das prioridades da administração municipal de Vera, que investe desde a prevenção até procedimento de alta complexidade, a exemplo de cirurgias. Só no ano de 2018 já foram realizados 300 atendimentos. Das quais, cerca de 50 pessoas passaram por processos cirúrgicos de alta e baixa complexidade, por meio de convênios entre município e governo do Estado.
A Secretaria Municipal de Saúde de Vera tem se destacado na gestão do prefeito Moacir Giacomelli (PSB).
Os procedimentos cirúrgicos foram realizados no hospital Nossa Senhora de Fatima, no munícipio de Sorriso. Valter Ferreira de Sousa reside em vera a mais duas décadas o trabalhador tem 45 anos e relata que sofria com Hérnia de disco e pedra na vesícula. Hoje, as dores que o incomodavam ficaram no passado. Ele ainda explicou que chegou a pensar o pior já que depois dos procedimentos realizados, descobriu que tinha câncer no intestino e com ajuda do município através da secretaria de saúde tem realizado o tratamento e os resultados são satisfatórios.
O secretário municipal de Saúde, Valdir Alessandro, garantiu que o atendimento é ofertado em diversos lugares do Estado. "Outras centenas de pessoas são atendidas diariamente para tratamento, em diversas unidades hospitalares de Mato Grosso. São mais atendimentos proporcionando bem-estar à população", esclareceu o gestor.
A pasta da saúde já realizou diversas ações de janeiro até agora, entre elas vale ressaltar, grupo de saúde mental "De bem com vida", Combate às Verminoses realizada no Posto de Saúde Familiar (PSF) 2. Campanhas no PSF 1 de "Mente Aberta, Coluna Ereta, Grupo de Hipertensos e Diabéticos, além da caminhada pelo Janeiro Branco e outras ações .
Saúde Mental - "De Bem com a Vida"
O encontro com o Grupo de Bem Com a Vida atende todos os pacientes que fazem uso de medicamentos controlados que são acompanhados pela unidade de saúde Dom Gentil Delazari. Acontece mensalmente, conta com o apoio do Núcleo de apoio à Saúde Familiar (NASF) e também de outros profissionais da área da saúde que atuam no município. O encontro do grupo tem como objetivo esclarecer dúvidas por meio de palestras e orientações. O primeiro encontro do ano ocorreu no dia 26 de janeiro, no pátio da unidade.
Combate às Verminoses
É sabido que essas doenças afetam toda população, independente do sexo, idade, cor de pele ou classe social. As verminoses são normalmente transmitidas pela ingestão de alimentos ou água contaminada e também pelo contato desprotegido com o solo, e podem ser facilmente prevenidas com hábitos simples de higiene e com ampliação do saneamento básico. A unidade PSF2 realizou no mês de janeiro campanha de combate às verminoses. Esta ação aconteceu na sala de espera da própria unidade, e além da palestra sobre a prevenção, foram distribuídos medicamentos (ALBENDAZOL).
“Caminhada das Emoções” pelo Janeiro Branco - NASF
Realizada no dia 31 de janeiro a “Caminhada das Emoções” em campanha pelo Janeiro Branco. Nesta, os profissionais de saúde de Vera caminharam de branco, em prol da conscientização da importância da saúde mental. Durante e após a caminhada foram distribuídas mensagens reflexivas para a população. A caminhada foi organizada pelo NASF e foi um encerramento das ações realizadas nos grupos de saúde mental do município.
Grupo de Saúde Mental "Mente Aberta, Coluna Ereta"
O primeiro encontro do grupo de saúde mental do PSF1 aconteceu em janeiro e foi um sucesso. A equipe atendeu todos os pacientes que fazem uso de medicamentos controlados e que são acompanhados pela unidade de saúde. Os encontros serão mensais e o grupo será dividido em grupos menores devido a grande procura. O NASF tem grande importância no apoio, assim como também o de outros profissionais da área da saúde que atuam no município. O grupo tem como objetivo de esclarecer dúvidas e de levar a discussão, fala e compreensão dos problemas sofridos, por meio de palestras, orientações e roda de conversa.
Grupo de Hipertensos e Diabéticos
O Posto de Saúde Familiar 1 iniciou os encontros com os hipertensos e diabéticos da sua área já em janeiro. Os objetivos foram de reforçar as metas de controle da pressão arterial e do diabetes para o ano de 2018. Teve orientação sobre a alimentação e sua importância no controle da HAS e DM, onde, por meio de temperos naturais e um liquidificador, a nutricionista do NASF mostrou na prática como podemos reduzir o consumo de sal na alimentação. O grupo contou com o apoio do NASF e é realizado um encontro para cada setor da unidade (cada ACS representa um setor).
Sexologia e Saúde - SMS
A secretaria municipal de saúde, em parceria com uma instituição privada, ofertou uma palestra sobre as principais doenças sexualmente transmissíveis, focando na importância de os profissionais de saúde terem conhecimento sobre os meios de transmissão, sintomas, tratamento e consequências das negligências para com essas doenças. A palestra teve uma duração de cerca de 50 minutos e envolveu todos os profissionais da atenção básica do município.
Todos Contra a Hanseníase - SMS
A coordenação da atenção básica do município organizou um dia "D" para realizar avaliações nas alterações da pele das pessoas que passaram pela praça central da cidade. A intenção era rastrear e encontrar casos novos de hanseníase. Houve Pit Stop com entrega de panfletos e anotação nos vidros dos carros que passaram pela praça. A médica da unidade PSF 1 passou o dia todo disponível para avaliar todo tipo de mancha que a população queixasse. A luta contra a hanseníase é longa, mas com pequenos esforços a saúde do município vai lutando contra essa terrível doença.
Outras notícias
Outras notícias
26 de Junho de 2026
Teatro conscientiza estudantes de Vera sobre prevenção ao abuso e à exploração sexual infantil
Alunos, professores, autoridades e comunidade escolar participaram, na manhã desta quinta-feira (25), de uma importante ação de conscientização realizada no ginásio da Escola Municipal Aloízio Jacob Webler, em Vera. A iniciativa integrou o…
26 de Junho de 2026
Secretaria de Saúde amplia atendimentos especializados e mantém avanço do Programa Fila Zero em Vera
A Prefeitura de Vera segue fortalecendo a oferta de consultas com médicos especialistas, garantindo mais acesso e comodidade para a população. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu novos atendimentos dentro do Programa Fila Zero, inicia…
26 de Junho de 2026
Prefeitura decreta ponto facultativo na segunda-feira, após às 11h30 devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo…
A Prefeitura de Vera publicou o Decreto nº 041/2026, estabelecendo ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira (29), a partir das 11h30, em razão da partida da Seleção Brasileira contra o Japão, v…