Seção de atalhos e links de acessibilidade

Secretaria de Saúde e Saneamento realizou ações de prevenção ao suicídio no mês de setembro

As ações foram voltadas para adolescentes da Escola Estadual e para os participantes do projeto Caminha Vera

Data: 01 de Outubro de 2021
Autor: Dieny Vieira
Fonte: Secretaria de Saúde
Categoria: Nenhuma

As ações foram voltadas para adolescentes da Escola Estadual e para os participantes do projeto Caminha Vera
Fonte: Secretaria de Saúde
Categoria: Nenhuma
Foto por: Arquivo

A Secretaria de Saúde e Saneamento através do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Vera), realizou ações voltadas para o setembro amarelo mês de prevenção ao suicídio. As ações foram realizadas com alunos da Escola Estadual Perpetuo Socorro onde foram trabalhados a prevenção do suicídio, saúde mental de uma forma geral, bullying e cutting/automutilação pela Polícia Militar (PM), e pelo Psiquiatra que atende no município de Vera Dr. André Medeiros. O Dr. Falou sobre a importância desta ação do NASF.

“A prevenção do suicídio precisa ser intersetorial, e essa prevenção precisa acontecer nos vários setores, os professores, os bombeiros, a polícia, o judiciário, o conselho tutelar e a assistência social, então esse treinamento intersetorial e essa promoção e prevenção intersetorial é importantíssima, isso que previne realmente do suicídio da tragedia acontecer. Por isso que é legal essa conversa com a escola porque os professores estão em uma posição privilegiada eles veem o aluno todo dia. E eles veem a diferença de um comportamento basal que acontece todo dia, de uma mudança que pode estar sendo provocada por um quadro depressivo, ou um comportamento que possa fazer aquele adolescente ir para um caminho, de uma tentativa de suicídio. E os adolescentes também, porque eles estão juntos, é importante eles falarem disso e saberem quais são os sinais e a quem eles podem chamar para ajudar”, destacou o psiquiatra.

Ao todo 32 turmas receberam palestras e a PM trabalhou com os 6º e 8º anos, 15 turmas. E o psiquiatra André trabalhou com turmas de 9º a 3º ano. O projeto do NASF Caminha Vera também foi contemplado com uma ação, onde foi trabalhada a saúde mental e a prevenção do suicídio focando em falar sobre as emoções, olhar para o outro, cuidar de nós mesmos, e foi feita também uma dinâmica com estes temas.

A nutricionista e coordenadora do NASF Danieli Buzzacaro, falou sobre as ações a importância de abordar esses temas. “Em todos os anos o NASF realiza trabalhos no setembro amarelo, pois sabemos da importância e da necessidade de se trabalhar a saúde mental e a prevenção do suicídio. Neste ano, com parcerias, realizou-se trabalho na Escola Estadual. Onde a própria escola realizou trabalhos, a Polícia Militar e o psiquiatra que atende o nosso município André. Um trabalho intersetorial voltado a prevenção do suicídio e ao cuidado em saúde mental com adolescentes, uma fase da vida em que sabemos que as emoções estão a flor da pele e que muitas vezes, estes jovens não sabem expressá-las, não sabem para quem falar, como e para quem pedir ajuda. Além desse trabalho, também foi feito uma ação com o grupo Caminha Vera de prevenção do suicídio, de autocuidado e da importância de falar de suas emoções e de olhar para si e o outro com cuidado. Devemos nos lembrar de estender estas ações de cuidado com a saúde mental e prevenção do suicídio para todos os meses do ano”, concluiu Danieli.