Secretaria de Saúde convida população de Vera para participar de caminhada pelo Janeiro Branco
Fonte: NASF
Autor: Dieny Vieira
Autor da Foto: Internet
Na próxima quarta-feira (30), a partir das 17h será realizada com saída da frente da Lanchonete Tropical, uma caminhada de conscientização ao Janeiro Branco em prol da saúde mental e da saúde emocional. A caminhada está sendo realizada pela Secretaria de Saúde através do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). E toda população de Vera está convidada a participar da caminhada usando uma camiseta branca.
Apesar de ainda ser pouco falado, o mês de janeiro é dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental, com o objetivo de quebrar tabus e mostrar para a população a importância de estar em dia com o nosso cérebro e sentimentos. A campanha foi criada por psicólogos brasileiros, em 2014, no estado de Minas Gerais, e também tem como objetivo abrir novas possibilidades para tratamentos nos aspectos emocionais e mentais.
De acordo com a nutricionista e coordenadora do NASF Danieli Buzzacaro, a caminhada será realizada em Vera para mobilizar as pessoas a entenderem que precisamos cuidar da saúde mental, sempre inclusive com a prevenção. E não apenas quando já estamos com algum problema psicológico como a depressão ou ansiedade generalizada.
“A importância de realizar esta caminhada aqui é para gente conseguir mostrar para as pessoas que a saúde mental, faz parte da saúde. E para termos uma saúde integral precisamos, cuidar da saúde do nosso corpo e também da nossa mente. Falando sobre as nossas emoções, falando sobre saúde mental. Fazendo alguma atividade prazerosa, conversando com os amigos, fazendo uma caminhada, tendo algum hobby, fazendo artesanato, tendo algum bichinho de estimação ou cuidando de plantas”, destacou Danieli.
Diversas pesquisas atestam que as emoções afetam diretamente a qualidade de vida e o sistema imunológico das pessoas, se tornando causadora de diversas doenças. A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem alertando sobre o crescimento de transtornos mentais. A campanha Janeiro Branco busca valorizar o equilíbrio mental e alertar sobre o perigo de doenças como a depressão, a ansiedade eo estresse.
A depressão é uma das causas mais frequentemente ligadas ao comportamento suicida. De acordo com um estudo do Ministério da Saúde no período de 2011 a 2016 houve um aumento de mais de 200% das tentativas de suicídio no país, a maioria na faixa etária de 10-39 anos e nas regiões Sudeste e Sul do país.
Outras notícias
Outras notícias
24 de Junho de 2026
Arraiá da Melhor Idade leva alegria, tradição e integração ao Centro de Convivência em Vera
Alegria, tradição e muita animação marcaram o Arraiá da Melhor Idade, realizado na tarde desta quarta-feira (24), no Centro de Convivência de Vera. Promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a festa reuniu idosos…
23 de Junho de 2026
Prefeitura de Vera mantém atendimento nas creches durante recesso escolar para apoiar famílias trabalhadoras
Pensando nas famílias que trabalham e precisam de um local seguro e acolhedor para seus filhos durante o período de recesso escolar, a Prefeitura de Vera, por meio da Secretaria Municipal de Educação, manterá o atendimento às crianças matricul…
23 de Junho de 2026
Centro do Autista de Vera recebe novos materiais para fortalecer atendimento e desenvolvimento das crianças
O Centro de Referência Municipal de Atendimento do Autista de Vera recebeu um importante reforço em sua estrutura pedagógica e terapêutica com a chegada de novos materiais destinados ao atendimento das crianças acompanhadas pela unidade. Os recursos fora…