Seção de atalhos e links de acessibilidade

Projeto Cidadão do Futuro inicia as atividades com mais integrantes

Data: 01 de Fevereiro de 2024
Autor: Julio Tabile/Assessoria de Imprensa
Fonte: Assistência Social
Categoria: Geral

Fonte: Assistência Social
Categoria: Geral
Foto por: Hércules Matheus

São 35 adolescentes que integram o grupo do Projeto Cidadão do Futuro desde ano. O lançamento oficial foi nesta quinta-feira (01) à noite no Auditório do Centro de Eventos.

Pais, alunos, professores, secretários e convidados estiveram presentes.

Esta é a 7ª edição do projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social do município, atendendo jovens de 14 a 17 anos, que estudam de manhã e participam das atividades à tarde. No ano passado eram 16, mas em 2024, o número praticamente dobrou, graças à colaboração da comunidade.

"Neste ano conseguimos aumentar o número de jovens, graças a adesão dos municípes, que destinaram parte da restituição do Imposto de Renda a este fim. As pessoas físicas e jurídicas ao fazer a declaração do Imposto de Renda podem destinar até 3% do seu imposto para o Fundo da Criança e do Adolescente de Vera. O valor doado cai diretamente na conta do Fundo que é gerido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Com isso, conseguimos aumentar a estrutura e será um ano de grande aprendizado, formação aos jovens, preparando-os com uma profissão, mas acima de tudo, como o nome diz, formando cidadãos de bem", comentou a secretária de Assistência Social e Primeira Dama, Rosângela Giacomelli.

Cada adolecente também receberá uma contribuição financeira mensal da prefeitura de R$ 409,00.

Serão mais de seis meses de qualificação, onde meninos e meninas receberão capacitação e formação adequada para atuarem nos diversos setores da prefeitura como estagiários, secretaria de Agricultura, Saúde, Educação, nas escolas municipais, farmácia popular e na fisioterapia.

No ano passado, muitos dos jovens que participaram do projeto, conseguiram ser inseridos no mercado de trabalho.

Um dos requisitos para participar é a frequência na escola.

“Hoje começa a preparação deles, este momento de apresentação à comunidade, principalmente aos pais, mostra o protagonismo deles, a autonomia, para que possam se sentir seguros no restante do ano. Temos bons valores nesta turma, na verdade são que nem diamante, que precisa ser lapidado", comentou Márcia Ferreira, da equipe técnica do CRAS, coordenadora do projeto Cidadão do Futuro.

Privacidade