Seção de atalhos e links de acessibilidade

Professores da rede municipal de educação concluem módulo de formação

Data: 21 de Novembro de 2022
Autor: Julio Tabile/Assessoria

Foto por: Divulgação

O 8º módulo do Programa Alfabetiza MT foi encerrado nesta segunda-feira (21) em Sinop.

As formações do programa, foram acontecendo no decorrer do ano. O Programa Alfabetiza MT é uma política de alfabetização do estado, com objetivo do fortalecimento do regime de colaboração entre as gestões municipal e estadual, de alfabetizar os estudantes até o 2º ano do ensino fundamental.

As Formações acontecem mensalmente e contam com as formadoras do Alfabetiza MT em parceria com a Secretaria de Educação, e tem como objetivo troca de experiências, provocando no docente o desenvolvimento de habilidades para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, que ocorre dentro do espaço escolar diariamente.

Com o papel de conduzir a aprendizagem atualmente, os professores precisaram se reinventar, descobrir novas ferramentas, desenvolver competências, comunicar de forma diferente. Entretanto, aprender novas habilidades não é novidade na vida do docente, isso faz parte da busca por entregar um ensino de qualidade e garantir o aprendizado dos alunos.

Representando Vera, estiveram participando, as formadoras do município, professoras Keile Bernini, Iliete Rodrigues e a coordenadora municipal Marlene Terezinha Kroth. “A cada dia a gente vê os professores desenvolvendo as ações sugeridas nas formações, assim atingindo os objetivos do programa, levando o aprendizado para os nossos alunos. O programa trouxe para nós, uma reflexão, uma bagagem maior aos nossos educadores”, comentou Terezinha Kroth, que segundo ela, os resultados destes trabalhos são observados através das avaliações realizadas no ano letivo.

"Tivemos as avaliações formativas, de leitura, e agora nesta semana serão finalizadas com as avaliações somativas, com os alunos do 2º ano da escola Nilza, Escola Victor, os 5º anos da Escola Aloizio e do 9º ano do Fundamental e 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual. Finalizo com uma frase da escritora Alice Proença; entre o real e o ideal, há o possível que todos nós sempre possamos fazer o possível que está ao alcance de todos nós”, concluiu.