Professoras de Vera participam de seminário de capacitação do PEE-MT em Várzea Grande
Fonte: Educação
Autor: Julio Tabile/Assessoria
Autor da Foto: Divulgação
A Capacitação da Equipe Técnica de Monitoramento do PEE-MT e Equipes Municipais, foi realizada nos dias 17 e 18 de novembro, no auditório da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso - Unifacc, em Várzea Grande.
No evento compareceram representantes das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e técnicos municipais, para tratar do monitoramento dos Planos Estadual e Municipal de Educação.
Vera esteve representada pelas professoras Mariane Wolfart e Célia Batista dos Reis.
A organizadora e assessora especial da Seduc-MT, Valdelice de Oliveira Holanda, reafirmou o compromisso em unificar a capacitação e compartilhar as diretrizes entre as gestões em prol da Educação.
“A Seduc assumiu a coordenação frente aos 141 municípios em relação ao monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação. Estamos na segunda capacitação com o compromisso de ajudar os municípios a entender como é feito o monitoramento”, explicou.
Em dois dias de evento, a capacitação abrangeu temas como ‘os desafios do monitoramento’, ‘o uso técnico e pedagógico de indicadores de resultado’ e as ‘considerações acerca do monitoramento do Ministério Público por meio do Fórum Intersetorial de Acompanhamento dos Planos de Educação’.
Além disso, os presentes puderam participar de oficinas práticas de monitoramento e socialização para desenvolver a temática em ações participativas.
“Esta segunda capacitação nos trouxe um maior conhecimento sobre o PEE-MT. Estiveram aqui representantes dos 141 municípios do estado. As discussões são para dar vida aos sonhos, metas e estratégias que norteiam a educação desde 2014. O Plano de Educação é um processo que não se encerra com um documento, e sim, é um processo de ações e decisões, para melhorar o presente, visando o futuro. É muito importante participar das metas, dos indicadores e ações pensadas para efetivar o monitoramento e atingir os resultados desejados”, assegurou a professora Verense, Célia Batista dos Reis.
A conclusão da capacitação foi realizada com a entrega do Primeiro Relatório de Monitoramento de 2019 a 2022. Através do documento, os entes darão continuidade às agendas de trabalho que incluem órgãos de controle como o Tribunal de Contas do estado (TCE), e o Ministério Público Estadual (MPE) como participantes. Também participaram representantes da sociedade civil que atuam como esfera pública e contribuem com a Educação Pública em Mato Grosso.
Outras notícias
Outras notícias
22 de Junho de 2026
Matrículas para o Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Vera
As matrículas para o Programa Mais MT Muxirum, estão abertas em Vera. A iniciativa é do Governo de Mato Grosso voltada à alfabetização de jovens, adultos e idosos com 15 anos ou mais que ainda não tiveram a oportunidade de apren…
22 de Junho de 2026
Secretaria de Saúde leva vacinação à zona rural e amplia acesso à imunização em Vera
A Secretaria Municipal de Saúde de Vera está percorrendo as comunidades da zona rural para garantir que a vacinação chegue a todos os moradores, independentemente da distância ou das dificuldades de deslocamento até as unidades de saú…
22 de Junho de 2026
Prefeitura de Vera entrega uniformes identificados e crachás com QR Code para Agentes Comunitários de Saúde
Com o objetivo de garantir mais segurança aos moradores e valorizar o trabalho de campo, a Secretaria Municipal de Saúde de Vera realizou a entrega de novos uniformes padronizados para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Cada profissional recebeu três&nb…