Seção de atalhos e links de acessibilidade

Professoras de Vera participam de seminário de capacitação do PEE-MT em Várzea Grande

Data: 19 de Novembro de 2022
Autor: Julio Tabile/Assessoria
Fonte: Educação

Foto por: Divulgação

A Capacitação da Equipe Técnica de Monitoramento do PEE-MT e Equipes Municipais, foi realizada nos dias 17 e 18 de novembro, no auditório da União das Faculdades Católicas de Mato Grosso - Unifacc, em Várzea Grande.

No evento compareceram representantes das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e técnicos municipais, para tratar do monitoramento dos Planos Estadual e Municipal de Educação.

Vera esteve representada pelas professoras Mariane Wolfart e Célia Batista dos Reis.

A organizadora e assessora especial da Seduc-MT, Valdelice de Oliveira Holanda, reafirmou o compromisso em unificar a capacitação e compartilhar as diretrizes entre as gestões em prol da Educação.

“A Seduc assumiu a coordenação frente aos 141 municípios em relação ao monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação. Estamos na segunda capacitação com o compromisso de ajudar os municípios a entender como é feito o monitoramento”, explicou.

Em dois dias de evento, a capacitação abrangeu temas como ‘os desafios do monitoramento’, ‘o uso técnico e pedagógico de indicadores de resultado’ e as ‘considerações acerca do monitoramento do Ministério Público por meio do Fórum Intersetorial de Acompanhamento dos Planos de Educação’.

Além disso, os presentes puderam participar de oficinas práticas de monitoramento e socialização para desenvolver a temática em ações participativas.

“Esta segunda capacitação nos trouxe um maior conhecimento sobre o PEE-MT. Estiveram aqui representantes dos 141 municípios do estado. As discussões são para dar vida aos sonhos, metas e estratégias que norteiam a educação desde 2014. O Plano de Educação é um processo que não se encerra com um documento, e sim, é um processo de ações e decisões, para melhorar o presente, visando o futuro. É muito importante participar das metas, dos indicadores e ações pensadas para efetivar o monitoramento e atingir os resultados desejados”, assegurou a professora Verense, Célia Batista dos Reis.

A conclusão da capacitação foi realizada com a entrega do Primeiro Relatório de Monitoramento de 2019 a 2022. Através do documento, os entes darão continuidade às agendas de trabalho que incluem órgãos de controle como o Tribunal de Contas do estado (TCE), e o Ministério Público Estadual (MPE) como participantes. Também participaram representantes da sociedade civil que atuam como esfera pública e contribuem com a Educação Pública em Mato Grosso.