Pedal de conscientização contra violência à mulher, marca encerramento da campanha Agosto Lilás em Vera
Fonte: Assistência Social
Autor: Ascom
Autor da Foto: Erick Machado/Julio Tabile/Iago Zampirolo
Prefeitura de Vera promoveu, na manhã deste sábado (30), o Pedal Lilás, um evento de conscientização contra a violência doméstica e familiar. A ação, que marcou o encerramento da campanha Agosto Lilás no município, reuniu ciclistas, autoridades e a população em geral em um percurso de cerca de 5 km, reforçando a importância da denúncia e do combate à violência de gênero.
A concentração teve início na Prefeitura, muitos vestindo camisetas e segurando balões roxos e lilases, e seguiram pela Avenida Brasil, acompanhados por carros de apoio e pela Polícia Militar, garantindo a segurança de todos.
Um movimento de união e solidariedade
O pedal seguiu até a sede da cooperativa de crédito Cresol, onde foi realizada uma parada para hidratação. A gerente de pessoa jurídica da Cresol, Talita Caroline, destacou o apoio da instituição à causa: "O apoio da cooperativa neste tipo de ação mostra que não estamos somente engajados em fazer negócios, mas sim voltados a fazer ações sociais." Ela acrescentou que a cooperativa está de portas abertas para qualquer tipo de ação social em prol do município.
Representantes de diversos grupos civis e religiosos participaram ativamente do evento. O grupo Brutas do Pedal, uniformizado com camisetas nas cores rosa e laranja, expressou a importância de celebrar o Dia da Mulher e a necessidade de se ter respeito e dignidade. Jane Mello, integrante do grupo, enfatizou: "Sabemos que somos especiais, que merecemos respeito e dignidade, não só dos homens, mas de todos."
O pedal também contou com a presença do grupo Desbravadores da Igreja Adventista, que estava uniformizado com suas tradicionais camisas azul-marinho. Ana Alice, diretora do clube, ressaltou a relevância do evento, afirmando: "É uma benção muito importante porque hoje em dia há muita violência contra a mulher. Nós estamos aqui para apoiar esse evento maravilhoso."
O mês que se encerra, a causa que continua
Na chegada, os participantes se reuniram na praça 13 de Maio, e foram recepcionados com um café da manhã reforçado, oferecendo frutas, bolos, sanduíches, café com leite e água. A prefeita em exercício, Ana Piedade, falou sobre o sucesso da campanha e a necessidade de as mulheres se sentirem amparadas. "Foi um sucesso, graças a Deus, com um grande movimento de conscientização contra a violência doméstica", disse a prefeita. Ela reforçou a mensagem de que a mulher não está sozinha e que o município de Vera possui políticas públicas para apoiá-las.
"A campanha atingiu o objetivo que é deixar claro que você não está sozinha, denuncie, que nós somos contra a violência doméstica", completou a secretária de Assistência Social Amanda Marques, agradecendo a toda a população que acordou cedo no sábado para participar do movimento.
O evento também contou com sorteio de brindes e a premiação das bicicletas mais bem decoradas, estimulando a participação e a criatividade dos ciclistas.
O Pedal Lilás demonstrou, por meio do esporte e da união comunitária, que a luta por um futuro sem violência é uma responsabilidade de todos.
As fotos do evento estão na galeria. CLIQUE AQUI
Outras notícias
Outras notícias
23 de Junho de 2026
Prefeitura de Vera mantém atendimento nas creches durante recesso escolar para apoiar famílias trabalhadoras
Pensando nas famílias que trabalham e precisam de um local seguro e acolhedor para seus filhos durante o período de recesso escolar, a Prefeitura de Vera, por meio da Secretaria Municipal de Educação, manterá o atendimento às crianças matricul…
23 de Junho de 2026
Centro do Autista de Vera recebe novos materiais para fortalecer atendimento e desenvolvimento das crianças
O Centro de Referência Municipal de Atendimento do Autista do Autista de Vera recebeu um importante reforço em sua estrutura pedagógica e terapêutica com a chegada de novos materiais destinados ao atendimento das crianças acompanhadas pela unidade. Os recurso…
22 de Junho de 2026
Matrículas para o Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Vera
As matrículas para o Programa Mais MT Muxirum, estão abertas em Vera. A iniciativa é do Governo de Mato Grosso voltada à alfabetização de jovens, adultos e idosos com 15 anos ou mais que ainda não tiveram a oportunidade de apren…