NASF apresenta teatro para alunos de escolas municipais em prol da Campanha Faça Bonito
Fonte: NASF
Autor: NASF
Autor da Foto: NASF
Na última sexta-feira (17) em continuidade as ações da Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada pela Secretaria de Assistência Social, iniciada com Pit Stop na Praça 13 de Maio, e uma palestra e teatro de conscientização e informação para as mães, pais e responsáveis do Programa Bolsa Família, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, elaborou um teatro voltado para os alunos das Escolas Municipais Aloízio Jacob Webler e Vitor Valendolf.
O teatro teve como foco a prevenção do abuso sexual e também, deu ferramentas para que os alunos possam identificar um abuso, por meio de demonstrar as crianças e adolescentes que seu corpo é um tesouro, que deve ser respeitado e não pode ser tocado por ninguém sem seu consentimento. E que, se alguém oferecer algo, como doces, brinquedos ou dinheiro, para ver ou tocar seu corpo, ela deve falar que não e contar para um adulto de sua confiança.
Para a coordenadora do NASF, Danieli Buzzacaro, a ação foi muito positiva e necessária. “É uma ação pensada entre diferentes entidades: Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Ministério Público, Defensoria e Conselho Tutelar, para realmente prevenir e combater o abuso sexual de crianças e adolescentes. Um problema que existe em nossa sociedade e que muitas vezes, não queremos falar, preferimos esquecer e fingir que ele não existe, mas só mantendo um diálogo aberto com as mães, pais e responsáveis, e trabalhando a prevenção de maneira lúdica com as crianças e adolescentes, poderemos efetivamente combater o abuso sexual de crianças e adolescentes, ato tão terrível que deixa marcas por toda a vida”, ressaltou.
A Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como slogan a frase, “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes”, e o dia 18 de Maio como dia central da campanha, no entanto, este combate deve ser feito diariamente. Atualmente, a Campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes está difundida em todo território nacional e há grande mobilização dos municípios desta campanha, inclusive do município de Vera que tem mobilização de diferentes órgãos para a campanha acontecer todos os anos.
O dia 18 de Maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
A Secretaria Municipal de Educação, Cecília Gabriela Moraes, esteve presente na ação e falou da sua importância. “A Campanha Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infanto-Juvenil visa ações de enfrentamento a essa realidade no Brasil. Em nosso município as atividades foram debatidas previamente em diversas ocasiões, tendo o envolvimento de vários órgãos e entidades; foi definida através do PSE – Programa Saúde na Escola em conjunto com as secretarias municipais para a realização de palestras na escola. A temática foi abordada respeitando-se a faixa etária do público atingido, com o objetivo de prevenção e divulgação dos canais de denúncia. A equipe NASF desenvolveu um ótimo trabalho cumprindo o que era esperado em relação às palestras educativas, por meio do teatro que é lúdico”, concluiu.
Outras notícias
Outras notícias
22 de Junho de 2026
Matrículas para o Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Vera
As matrículas para o Programa Mais MT Muxirum, estão abertas em Vera. A iniciativa é do Governo de Mato Grosso voltada à alfabetização de jovens, adultos e idosos com 15 anos ou mais que ainda não tiveram a oportunidade de apren…
22 de Junho de 2026
Secretaria de Saúde leva vacinação à zona rural e amplia acesso à imunização em Vera
A Secretaria Municipal de Saúde de Vera está percorrendo as comunidades da zona rural para garantir que a vacinação chegue a todos os moradores, independentemente da distância ou das dificuldades de deslocamento até as unidades de saú…
22 de Junho de 2026
Prefeitura de Vera entrega uniformes identificados e crachás com QR Code para Agentes Comunitários de Saúde
Com o objetivo de garantir mais segurança aos moradores e valorizar o trabalho de campo, a Secretaria Municipal de Saúde de Vera realizou a entrega de novos uniformes padronizados para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Cada profissional recebeu três&nb…