Municípios requerem providencias do Governo do Estado quanto aos problemas financeiros do Hospital
Autor: Queila Carmo
Autor da Foto: Queila Carmo
Na última terça-feira (07) aconteceu na cidade de Sorriso (60 Km), exatamente no plenário da Câmara Municipal, por volta das 09h, um evento que reuniu parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de Saúde de 15 municípios do vale do Teles Pires com a finalidade de requerer ao Governo do Estado providencias urgentes, a fim de assumir as responsabilidades e cumprir os compromissos com os profissionais da saúde do Hospital Regional de Sorriso e com os municípios.
A reunião que havia sido provocada pelos Parlamentares de Sorriso, contou com a presença de mais de 200 pessoas, e o objetivo principal foi discutir e documentar os problemas financeiros que Hospital Regional de Sorriso tem enfrentado e com isso sensibilizar o Governo do Estado para que resolva os problemas urgente.
O HRS, possui muitas dívidas com fornecedores, funcionários, ausência de insumos, infraestrutura precária que por conta disso parte dos atendimentos encontram -se suspensos.
"Não podemos mais aguardar. Precisamos de uma resposta efetiva de quando o problema financeiro será resolvido. Ninguém está pondo faca no pescoço de ninguém. Entendemos as dificuldades de orçamento e que não é um problema de agora, que vem se estendendo. Mas é preciso dar um basta. A união de todos estes municípios, onde há cerca de 425 mil habitantes, vai ser fundamental para resolver os graves problemas do hospital. Vamos cobrar do governo estadual que sejam sanadas as dívidas do hospital regional para que possamos assumir o consórcio intermunicipal. Vamos entrar no período de transição. Não só eu como os demais prefeitos estão cientes que não há como assumir um consórcio perante a tantas dívidas e com quadro clínico desanimado e que busca apenas os seus direitos", proferiu o prefeito de Sorriso e Presidente do Consórcio, Ari Lafin.
Insistiu ainda, que "temos que definir com o governo um planejamento de repasses futuros. De nada adianta assumirmos e não termos repasses para manter o hospital. Caso contrário só vamos repassar o problema do governo para o consórcio", enfatizou.
A Diretora Administrativa do HRS que é também enfermeira e servidora pública do Estado, senhora Ligia, fez uma apresentação com vários dados com relação a divida atual contraída apenas no período de sua gestão, ante ausência de compromisso da SES e Governo do Estado em repassar os recursos para a manutenção, e de acordo com ela, hoje o débito com serviços já realizados ultrapassam 10 milhões. Na apresentação há registros fotográficos que mostram claramente as precárias condições do Hospital Regional. (Confira aqui o demonstrativo)
A finalidade do Encontro é justamente conseguir uma agenda com o Governador, pois segundo alguns prefeitos e secretários não adianta mais conversar com os secretários adjuntos e responsáveis de setores da Secretaria de Estado (SES).
O diretor Clinico e Diretor Técnico, lamentaram as condições em tribuna, e emocionaram todos as lideranças presente com os depoimentos, de voz instavél, visivelmente emocionados quando passaram a relatar os que fazem diariamente para que o hospital não feche as portas.
Ao fima das explanações dos técnicos, foi aberto o microfone para o plenário e os Prefeitos se manifestarem e registrar suas sugestões.
O prefeito Moacir Giacomelli, disse que se emocionou ao ouvir os depoimentos dos médicos que sem dúvida sensibilizaram todos que ali estavam, e na oportunidade reafirmou seu compromisso, dizendo ser parceiro pra ir para cima do Estado e cobrar uma solução do governo urgente.
Depois da explanação do Prefeito Moacir, vários outros prefeitos fizeram o uso da palavra, como por exemplo o prefeito de Feliz Natal que afirmou: "fora do hospital tem pessoas aguardando cirurgias simples e nós (prefeitos) somos muito cobrados por isso". Também disse estar emocionado e se colocou a disposição do presidente do Consórcio pra buscar as soluções.
E assim foi registrados inúmeras realidades e problemas que tem refletido em todos os municípios da região, pois dependem muito do pleno funcionamento do Hospital.
Confira aqui na íntegra o áudio gravado da reunião.
O prefeito foi acompanhado do Secretário de Saúde Waldir Gabriel e do Vice-Prefeito Marcelo Costa. Ambos, se mostraram empenhados em acompanhar o prefeito Moacir para cobrar efetivamente um posicionamento e solicitação do Governador.
No encerramento dessa reunião pública, o Presidente do Consórcio e Prefeito de Sorriso, Ari Lafin, convidou os Prefeitos e representantes dos 15 municípios para uma reunião extraordinária a fim de organizar a comitiva e pontuar as demandas a serem cobradas do Governador na Audiência definida para dia 16/02/2017 às 11h30 em Cuiabá-MT para aproximadamente 200 pessoas.
De acordo, com assessoria do Governador o local ainda será definido e informado aos prefeitos, vereadores e secretários de saúde da região com antecedência.
Outras notícias
Outras notícias
26 de Junho de 2026
Teatro conscientiza estudantes de Vera sobre prevenção ao abuso e à exploração sexual infantil
Alunos, professores, autoridades e comunidade escolar participaram, na manhã desta quinta-feira (25), de uma importante ação de conscientização realizada no ginásio da Escola Municipal Aloízio Jacob Webler, em Vera. A iniciativa integrou o…
26 de Junho de 2026
Secretaria de Saúde amplia atendimentos especializados e mantém avanço do Programa Fila Zero em Vera
A Prefeitura de Vera segue fortalecendo a oferta de consultas com médicos especialistas, garantindo mais acesso e comodidade para a população. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu novos atendimentos dentro do Programa Fila Zero, inicia…
26 de Junho de 2026
Prefeitura decreta ponto facultativo na segunda-feira, após às 11h30 devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo…
A Prefeitura de Vera publicou o Decreto nº 041/2026, estabelecendo ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira (29), a partir das 11h30, em razão da partida da Seleção Brasileira contra o Japão, v…