Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

IPVA 2026 em MT terá desconto para pagamento à vista e opção de parcelamento em até oito vezes

  • Publicado em 31/12/2025
  • Atualizado em 02/01/2026

Fonte: Administração

Autor: Ascom com Assecom MT

Uma informação importante aos verenses que são proprietários de veículos. Você já pode se programar para pagar um dos impostos no ano em Mato Grosso.

Uma parte do orçamento é para o pagamento do IPVA referente a 2026. O imposto poderá ser quitado de forma integral, com abatimentos progressivos, ou dividido em parcelas mensais, conforme calendário oficial da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).

De acordo com as regras divulgadas, quem optar pelo pagamento à vista terá direito a descontos que variam entre 5% e 3%, dependendo da data escolhida. Também será possível parcelar o tributo em até oito vezes, respeitando o valor mínimo exigido por parcela. Os vencimentos serão distribuídos entre os meses de março, abril e maio, conforme o número final da placa do veículo.

Os veículos com placas terminadas em 1, 2, 3 e 4 terão o IPVA concentrado em março de 2026. Para esse grupo, o desconto máximo de 5% será concedido aos pagamentos realizados até o dia 10 do mês, enquanto os contribuintes que quitarem até o dia 20 terão redução de 3%. Já quem não optar pelo desconto ou escolher o parcelamento deverá efetuar o pagamento ou a primeira parcela até 31 de março.

Em abril, será a vez dos proprietários de veículos com placas finais 5, 6 e 7. As mesmas regras de desconto se aplicam: 5% para pagamento até o dia 10 e 3% até o dia 20. O vencimento sem desconto ou da primeira parcela está previsto para 30 de abril.

Para os veículos com placas terminadas em 8, 9 e 0, o cronograma se estende até maio. O desconto de 5% será válido até 11 de maio, enquanto a redução de 3% poderá ser obtida até o dia 20. O pagamento integral sem desconto ou a primeira parcela deverá ser efetuado até 29 de maio.

No caso de parcelamento, a Sefaz alerta que cada parcela deve respeitar o valor mínimo correspondente a 25% da Unidade Padrão Fiscal de Mato Grosso (UPF-MT) vigente no mês da formalização. As parcelas são mensais, consecutivas e sempre vencem no final de cada mês.

Outro benefício disponível aos contribuintes é o abatimento adicional por meio do programa Nota MT. Quem estiver cadastrado poderá obter desconto de até 10% no valor do IPVA, limitado a R$ 700, independentemente da forma de pagamento escolhida. Esse desconto pode ser acumulado com os demais previstos no calendário.

As guias para quitação do imposto estarão disponíveis a partir de 1º de janeiro de 2026, no portal oficial da Sefaz. Para emitir o boleto, o proprietário deverá informar o número do Renavam ou o chassi do veículo.

A secretaria reforça o alerta para que os contribuintes utilizem exclusivamente o endereço oficial do órgão (www.sefaz.mt.gov.br) ao acessar o serviço, digitando o site diretamente no navegador. A medida é necessária para evitar golpes, que costumam aumentar nesse período. Em caso de dúvidas, o atendimento pode ser feito pelos canais disponibilizados na opção “Fale Conosco” do portal da Sefaz.

Privacidade

Acitve

Plugin