Seção de atalhos e links de acessibilidade

IBGE abre inscrições do processo seletivo para o Censo de 2022, Vera terá 12 vagas

As vagas para o Município de Vera são 10 para recenseadores e 1 vaga para agente censitário supervisor, e 1 para agente censitário municipal

Data: 21 de Dezembro de 2021
Autor: Dieny Vieira
Fonte: IBGE
Categoria: Nenhuma

Fonte: IBGE
Categoria: Nenhuma

O IBGE abriu na última quarta-feira (15) as inscrições do processo seletivo para contratar 12 recenseadores no municipio de Vera, que vão trabalhar na coleta de informações do Censo Demográfico 2022. São vagas de nível fundamental. Durante as inscrições, que vão até 29 de dezembro de 2021, o candidato deverá escolher a área de trabalho. A taxa para participar da seleção é de R$ 57,50, e pode ser paga até 25 de janeiro. A prova será aplicada na manhã do dia 27 de março de 2022. A previsão é que os aprovados trabalhem por até três meses na coleta de informação domiciliar.

Na seleção para recenseadores, os candidatos devem escolher, no ato da inscrição, a área em que desejam trabalhar. Essas áreas podem corresponder a um ou mais bairros, ou a comunidades. Assim, o IBGE contará com recenseadores ambientados na sua região de trabalho.

Como os recenseadores são remunerados por produtividade, o IBGE preparou um simulador online, que calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais.

Para estimar a remuneração, basta informar o município e a quantidade de horas que pretende dedicar ao trabalho. O coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, explica que a taxa de remuneração varia por diversos fatores, entre eles, o acesso ao setor censitário, que é o local onde estão localizados os domicílios visitados.

Também estão abertas até o dia 29 de dezembro oportunidades para agente censitário supervisor (ACS) e para agente censitário municipal (ACM), ambas terão uma vaga cada para o municipio de Vera, para elas é exigido o nível médio. Os salários são de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente. A taxa de inscrição é de R$ 60,50, pode ser paga até 25 de janeiro, e a prova será realizada também em 27 de março, só que na parte da tarde.

Para se inscrever e ter acesso aos editais, basta acessar os links abaixo; para recenseadores https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21/10. e para agente censitário supervisor, e agente censitário municipal https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21/09