Governador Pedro Taques anuncia regularizar situação financeira do Hospital Regional de Sorriso
Na terça-feira (21) em Cuiabá, aconteceu a tão esperada reunião com o Governador, agendada pelos representantes do Consórcio de Saúde Teles Pires com ajuda de alguns Deputados. Como o Governador já conhecia a pauta, e sabe bem, da precária situação que se encontra o Hospital Regional de Sorriso, o mesmo se apresentou preparado a sanar algumas pendencias.
Durante a reunião, o Governador anunciou que parte do débito do HRS já havia sido pago, e conseqüentemente apresentou aos 15 representantes dos municípios, sendo Prefeitos, Vice-prefeitos, Vereadores e secretários de saúde a programação de quitação e repasses dos recursos atrasados.
O Governador disse ainda, que a expectativa é que dentro de 20 dias as contas estejam totalmente regulares. No pronunciamento, o governador informou que R$ 3.967 milhões referentes ao mês de janeiro foi repassado nesta quarta-feira (21).
O total em atraso, incluindo os demais valores, referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2016, ultrapassam os R$ 15 milhões de reais.
“Recebemos os prefeitos, vereadores e deputados que atuam e representam esta região para discutir os repasses que estão atrasados para este hospital. A questão é financeira, mas o Governo do Estado já está procurando meios para resolver isso. A saúde é uma prioridade da nossa gestão”, disse o governador.
O Governador afirmou que quanto a reforma do Hospital Regional de Saúde, é prioridade “A fonte para a concretização desse investimento já está garantida. Nós temos hoje, no total, sete hospitais regionais, que há muito tempo não recebem atenção. O Hospital Regional de Sorriso foi inaugurado há 30 anos, para atender um número menor da população e de lá para cá, nunca recebeu uma ampliação ou reforma das gestões anteriores. E nós faremos isso”, disse.
Diante da série de medidas anunciadas, o presidente do Consórcio Vale dos Teles Pires e prefeito de Sorriso, Ari Lafin, demonstrou satisfação com a disposição do governador em solucionar os problemas apresentados. O Hospital Regional de Sorriso atende 15 municípios do entorno e cerca de 425 mil pessoas.
Cinco deputados estaduais também participaram do encontro, no Palácio Paiaguás. Foram feitos relatos das dificuldades operacionais do hospital em prestar diversos atendimentos devido a falta de pagamento dos fornecedores. Só casos de emergência e urgência estavam sendo atendidos. Também há casos de profissionais que estão há alguns meses sem receber.
O consórcio de saúde decidiu que só assumiria a gestão do hospital a partir do momento que o governo regularizasse os pagamentos das pendências.
Foram sugeridos algumas alternativas para que não haja atrasos no repasses ao HRS, para tanto cogitaram até a possibilidade de aplicar parte do FETHAB dos municípios na saúde.
Para o Prefeito Moacir Giacomelli, saúde é prioridade, e se for necessário a adoção dessa medida para que a população seja bem atendida e com qualidade, evitando a falta de medicamentos, infraestrutura ou mesmo a falta de atendimento quando procurar uma Unidade de Saúde como HRS, ele afirma ser parceiro, "vamos apoiar e fazer de tudo para que a população não sofra nenhuma dificuldade quando o assunto for saúde".
Giacomelli, considerou que a reunião foi bastante produtiva e garante que irá acompanhar de perto a programação de repasses do Governo ao HRS para evitar que futuros transtornos voltem a ocorrer, e o atendimento naquele estabelecimento volta a normalidade.
Outras notícias
Outras notícias
26 de Junho de 2026
Teatro conscientiza estudantes de Vera sobre prevenção ao abuso e à exploração sexual infantil
Alunos, professores, autoridades e comunidade escolar participaram, na manhã desta quinta-feira (25), de uma importante ação de conscientização realizada no ginásio da Escola Municipal Aloízio Jacob Webler, em Vera. A iniciativa integrou o…
26 de Junho de 2026
Secretaria de Saúde amplia atendimentos especializados e mantém avanço do Programa Fila Zero em Vera
A Prefeitura de Vera segue fortalecendo a oferta de consultas com médicos especialistas, garantindo mais acesso e comodidade para a população. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde, promoveu novos atendimentos dentro do Programa Fila Zero, inicia…
26 de Junho de 2026
Prefeitura decreta ponto facultativo na segunda-feira, após às 11h30 devido ao jogo do Brasil na Copa do Mundo…
A Prefeitura de Vera publicou o Decreto nº 041/2026, estabelecendo ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira (29), a partir das 11h30, em razão da partida da Seleção Brasileira contra o Japão, v…