Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Exposição na Escola Nilza apresenta projetos ecológicos com foco na conscientização infantil

  • Publicado em 25/06/2026
  • Atualizado em 25/06/2026

Fonte: Educação

Autor: Ascom

A unidade educacional transformou-se em um verdadeiro polo de conscientização ecológica. A Escola Nilza de Oliveira Pipino realizou o seu projeto voltado ao Meio Ambiente, reunindo alunos, professores, pais e autoridades locais para celebrar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

O projeto, que envolveu de forma direta os professores de Ciências e as turmas da unidade escolar, teve como um dos principais pilares o reaproveitamento de materiais. Por meio de oficinas práticas, os estudantes criaram maquetes, cartazes e artes plásticas utilizando materiais recicláveis, demonstrando que o lixo pode ser transformado em aprendizado e preservação.

Parceria estratégica e incentivos

A iniciativa ganhou um reforço expressivo neste ano com a parceria do Ministério Público. De acordo com o Promotor de Justiça, Dr. Daniel Luiz dos Santos, o órgão atuou ativamente solicitando que as escolas intensificassem as campanhas de educação ambiental. O suporte veio acompanhado do direcionamento de recursos via Fundo Municipal do Meio Ambiente.

"Encaminhamos recursos para que houvesse uma premiação e um incentivo real para essas crianças realizarem o trabalho", destacou o promotor. Ele revelou ainda que a ação serve como base preparatória para um projeto maior: "No segundo semestre, o município de Vera estará implantando a coleta seletiva dentro das escolas. Os alunos já trabalharam as cores das lixeiras, os tipos de lixo e a destinação adequada, servindo como multiplicadores para incentivar os pais em casa".

Foco no futuro e integração familiar

A equipe diretiva e pedagógica da escola ressaltou que o objetivo principal da mostra foi conectar as crianças à realidade ambiental. “Acaba gerando um aprendizado duradouro sobre a importância de cuidar do planeta. Mais do que isso, a culminância proporcionou um momento de confraternização, onde cada aluno pôde ver e valorizar a produção dos colegas de outras salas”, salientou o diretor da Escola Manoel dos Santos.

A presença maciça das famílias coroou o sucesso do evento. Para os pais, ver o empenho dos filhos de perto é motivo de orgulho e um incentivo à continuidade das boas práticas no ambiente doméstico. "Para mim, como mãe, com certeza é um momento muito importante. É através desse incentivo que vemos ela se dedicando cada vez mais aos estudos e à escola de uma forma geral. Eu não poderia deixar de participar", relatou a comunicadora Elizandra Rocha, emocionada com a exposição dos desenhos da filha.

Com ações como esta, a comunidade escolar de Vera reafirma o compromisso de moldar cidadãos mais conscientes, preparados para cuidar do município e do meio ambiente a partir de pequenos e valiosos hábitos diários.

Outras notícias

Outras notícias

Privacidade

Acitve

Plugin