Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Educação em Vera alcança Selo Ouro de alfabetização pelo segundo ano consecutivo

  • Publicado em 09/02/2026
  • Atualizado em 09/02/2026

Fonte: Educação

Autor: Ascom

Uma excelente notícia nesta segunda-feira (09). O município de Vera, pelo segundo ano consecutivo, alcança o Selo Ouro de Alfabetização 2025/2026, concedido pelo Ministério da Educação (MEC), que reconhece municípios e estados que atingiram os mais altos padrões (85-100 pontos) no Indicador Criança Alfabetizada.

Vera e mais 78 municípios no estado conseguiram o destaque. 51 cidades ficaram com o Selo Prata e seis com o Selo Bronze.

Para a Secretaria de Educação Itauana de Castro, este avanço mostra todo o esforço conjunto da gestão, dos professores, profissionais da educação, pais e alunos. “É somando forças que o objetivo vem. Nosso reconhecimento a articuladora professora Célia Reis, que coordenou todo este processo. O aproveitamento dos alunos mostra o quanto a dedicação tem efeito. Estamos com novos investimentos e isso vai melhorar ainda mais nossa educação”, disse.

Os resultados preliminares, disponíveis no SIMEC, mostram diversas todas as cidades que conquistaram a categoria máxima por seus esforços na alfabetização na idade certa. 

  • Critério: Exige o cumprimento da meta do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), demonstrando excelência e avanço na alfabetização ao final do 2º ano do ensino fundamental.
  • Resultados preliminares (2026): Diversos municípios mato-grossenses confirmaram a conquista da categoria Ouro em fevereiro de 2026.
  • Reconhecimento: É um selo simbólico do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, premiando a gestão, formação de professores e o monitoramento de indicadores.
  • Foco: O objetivo é garantir que 100% das crianças estejam alfabetizadas na idade certa.                                                                                   Participam todos os alunos com idade de alfabetização, em especial os do 2º ano na Escola Nilza de Oliveira Pipino.

 

Privacidade

Acitve

Plugin