Seção de atalhos e links de acessibilidade

Conselho Municipal convida a população para participar da XIII Conferência Municipal de Assistência Social

A Conferência será realizada nesta sexta-feira (27) das 07h às 11h e das 13h às 17h, no Centro de Eventos Olímpio Giacomelli

Data: 26 de Agosto de 2021
Autor: Dieny Vieira
Fonte: Secretaria de Assistência Social
Categoria: Nenhuma

Fonte: Secretaria de Assistência Social
Categoria: Nenhuma
Foto por: ilustrativa

O Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Assistência Social convidam a população verense em especial os usuários do SUAS, para participar nesta sexta-feira (27) da XIII Conferência Municipal de Assistência Social. A Conferência será realizada no Centro de Eventos Olímpio Giacomelli, e terá início às 07h. O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Danilo Vitor Castilho, falou sobre o objetivo da Conferência e fez o convite para a sociedade se fazer presente.

“Atualmente estamos passando por muitas mudanças no contexto social, político e econômico de nosso país. Muitas dessas mudanças se deram por conta da organização de grupos da sociedade civil e por sua participação em pautas de interesse público. As Conferências Municipais de Assistência Social possuem justamente o objetivo de promover e incentivar a participação da sociedade em assuntos que envolvem o Sistema Único de Assistência Social, em especial das pessoas que utilizam o SUAS, os trabalhadores e principalmente os usuários do Sistema. Então como representante do Conselho Municipal de Assistência Social, e em nome da Secretaria Municipal de Assistência Social faço o convite a toda comunidade de Vera e principalmente a todos os usuários do SUAS para participar da XIII Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Vera, que serão todos muito bem vindos”, destacou Danilo.

Este ano o tema do evento será: "Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social". A Conferência está organizada em cinco eixos de discussão, sendo: Eixo 1- A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

Eixo 2- Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais. Eixo 3- Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários. Eixo 4 - Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social. Eixo 5 - Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.