Combate a Dengue e Covid são tema de palestras nas escolas municipais em Vera
Fonte: Saúde
Autor: Julio Tabile/Assessor de Imprensa
O Programa de Saúde na Escola – PSE desenvolvido pela Secretaria de Saúde e Saneamento em Vera, em parceria com a Secretaria de Educação, teve início com palestras nas escolas nesta semana.
Na terça-feira (29) os encontros foram realizadas na Escola Nilza, no matutino e vespertino. Na quarta (06) na Escola Aloízio. O cronograma prevê a Escola Silvia Helena nesta quinta e Vitor Valendolf no Assentamento Alto Celeste na sexta.
O objetivo é reforçar o trabalho de vigilância para o combate ao Aedes Aegypti e tornar as crianças como propulsoras dos cuidados em casa.
Além da Dengue, são esclarecidas as causas das doenças Zika e Chikungunya e ainda o Covid-19 que voltou a registrar casos na cidade.
A enfermeira do PSF 2, Edinéia França é quem se comunica com as crianças, reforçando os cuidados para evitar o contágio.
“Vera voltou a ter pessoas com sintomas e, após exames, veio a confirmação. Elas estão isoladas. Então pedimos à população que mantenha os cuidados para evitar novos casos”, disse.
De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental de Vera, Samuel Raimundo da Silva, a equipe de Endemias busca passar a real situação às crianças. Vera nos últimos dias tem apresentado um número grande de focos e também contágio da Dengue. Nacionalmente o país vive um alerta sobre a doença.
“Levamos a prevenção, distribuindo material educativo ‘panfletos’ aos alunos, pais e professores. A leitura e a interpretação ajudam os estudantes a serem propulsores da ideia de prevenir, cuidar e fazer este trabalho em casa. Cada morador precisa tirar 5 minutos por dia e fazer a fiscalização no seu quintal”, justificou.
O trabalho nas escolas é feito há vários anos.
“Agora vem o período das chuvas. Ainda não está chovendo, mas no que iniciar, já começam a aparecer os focos e a população acaba sofrendo. Temos tido muito apoio da comunidade que tem ajudado bastante a equipe, colaborando com a limpeza de seus quintais”, frisou Samuel.
A Secretaria de Saúde por meio da equipe da Vigilância Ambiental realiza o Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRA). O ciclo de levantamento tem duração de 60 dias.
"Não podemos vacilar, é preciso estar vigilantes sempre, vamos monitorar os quintais, as calhas, eliminando o lixo, a sujeira e os acúmulos de água que possam vir a ser criadouros do mosquito. Não podemos deixar acumular água. Os agentes de saúde, não são só nós, mas todos os moradores”, comentou a agente Marlize Bourscheid.
Outras notícias
Outras notícias
23 de Junho de 2026
Prefeitura de Vera mantém atendimento nas creches durante recesso escolar para apoiar famílias trabalhadoras
Pensando nas famílias que trabalham e precisam de um local seguro e acolhedor para seus filhos durante o período de recesso escolar, a Prefeitura de Vera, por meio da Secretaria Municipal de Educação, manterá o atendimento às crianças matricul…
23 de Junho de 2026
Centro do Autista de Vera recebe novos materiais para fortalecer atendimento e desenvolvimento das crianças
O Centro de Referência Municipal de Atendimento do Autista do Autista de Vera recebeu um importante reforço em sua estrutura pedagógica e terapêutica com a chegada de novos materiais destinados ao atendimento das crianças acompanhadas pela unidade. Os recurso…
22 de Junho de 2026
Matrículas para o Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Vera
As matrículas para o Programa Mais MT Muxirum, estão abertas em Vera. A iniciativa é do Governo de Mato Grosso voltada à alfabetização de jovens, adultos e idosos com 15 anos ou mais que ainda não tiveram a oportunidade de apren…