Seção de atalhos e links de acessibilidade

Chefe do Departamento de Cultura de Vera toma posse como titular da CIB da região Centro Norte

Rodrigo Gomes foi eleito, tomou posse de forma virtual e vai ficar a frente das ações da cultura desta região pela segunda vez

Data: 21 de Julho de 2021
Autor: Dieny Vieira
Fonte: Secretaria de Educação
Categoria: Nenhuma

Rodrigo Gomes foi eleito, tomou posse de forma virtual e vai ficar a frente das ações da cultura desta região pela segunda vez
Fonte: Secretaria de Educação
Categoria: Nenhuma
Foto por: Arquivo

Nesta terça (20) o Chefe do Departamento de Cultura de Vera, Rodrigo Gomes, foi empossado pela segunda vez como titular da Comissão Intergestora Bipartite (CIB-MT). A CIB é uma instância colegiada permanente de articulação entre gestores públicos nos níveis municipais e estadual, como forma de viabilizar a implementação do Sistema Estadual de Cultura, constituindo-se como principal instância de negociação e pactuação das ações intergovernamentais no que tange aos aspectos operacionais da gestão do Sistema, bem como funcionando como assessoramento técnico ao Conselho Estadual de Cultura (CEC). O Secretário Adjunto de Cultura do Estado, Jan Moura, falou sobre o papel fundamental da CIB no desenvolvimento das políticas estaduais para a Cultura.

“A CIB cumpre um papel fundamental no desenvolvimento das políticas estaduais para a cultura. E é um braço importantíssimo porque é um elemento de ligação entre estado e municípios, pensando em políticas para o desenvolvimento das cidades e o desenvolvimento da cultura de forma descentralizada. E nos ajudando a construir nossos planos estaduais de cultura, a realização das conferências, na articulação e na ampliação ao acesso aos nossos editais. Então a CIB é um braço bem importante para as políticas do estado do Sistema Estadual de Cultura”, destacou o Secretário Adjunto. 

A Secretaria Estadual de Cultura através da Comissão Intergestora Bipartite (CIB-MT), realizou uma reunião com os gestores de cultura da região Centro Norte que compõem os municípios de; Sinop; Nova Ubiratã; Feliz Natal; Vera; Santa Carmem; Cláudia; União do Sul; Itaúba; Marcelândia, e realizaram a eleição do titular da CIB, onde o Rodrigo foi eleito pela segunda vez e continua à frente das ações culturais da região.

“No dia de ontem tomamos posse tanto eu quanto o Cesar Muriana como representantes da Região Centro Norte junto a CIB, que vem para auxiliar o Conselho Estadual de Cultura e as políticas de implementação cultural do Sistema Estadual de Cultura. A CIB visa implementar a Cultura para todos os aspectos principalmente para nossa região que vem se destacando ao longo dos anos, a cultura vem crescendo cada vez mais e o nosso papel é auxiliar e implementar as políticas públicas dentro das nossas regiões. A CIB vem para ser um colegiado descentralizado da capital Cuiabá, que é pra gente alavancar ainda mais os nossos trabalhos junto a Secretaria de Estado, conseguindo levar as demandas, colocando a cultura no patamar que ela merece e dar o devido respeito que ela tem que ter como execução social e cultural. Quero aqui deixar meus agradecimentos ao Secretário de Estado de Cultura Alberto Machado, e toda a SECEL. E um agradecimento especial ao Prefeito Moacir Giacomelli e a gestão municipal que sempre está apoiando e incentivando todas as ações da cultura nos permitindo mostrar como a cultura é uma ferramenta de transformação social”, concluiu Rodrigo.

A CIB tem o propósito de trabalhar em prol das políticas públicas culturais do Estado de Mato Grosso em conjunto com o Conselho Estadual de Cultura. A eleição foi online, e a cidade de Sinop ficou como suplente com o Cesar Muriana.