Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Caminhada de Conscientização ao Janeiro Branco é Realizada em Vera

  • Publicado em 01/02/2019

Fonte: Secretaria de Saúde

Autor: Dieny Vieira

Autor da Foto: Dieny Vieira

Os servidores da Secretaria de Saúde, realizam na tarde desta quinta-feira (31), uma caminhada de conscientização ao Janeiro Branco em prol da saúde mental e emocional. A concentração e saída da caminhada foi realizada em frente da Lanchonete Tropical, os servidores percorreram a Avenida Brasil até a frente da Loja Solon voltando até a Praça 13 de Maio. Estavam com camisetas, cartazes e balões brancos. Eles realizaram ainda a distribuição de panfletos orientativos.

De acordo enfermeiro e coordenador da Secretaria de Saúde Geovane Ruhoff, a caminhada foi muito produtiva. “Este é o segundo ano que estamos fazendo a caminhada aqui no município de Vera. E o intuito é realmente levar para a população a importância de trabalhar a saúde mental. É igual à gente trabalhar com vacina, a pessoa toma vacina para se proteger e prevenir uma doença. E a gente tem que pensar que a saúde mental também precisa ser trabalhada para a gente possa prevenir que o nosso cérebro adoeça. Quero agradecer muito aos agentes comunitários de saúde que fazem a grande força de participar dessas ações, eles que organizam. Agradecer a equipe do NASF, que esteve à frente da organização da caminhada e está a frente dos trabalhos também, em especial a nutricionista Danieli, a psicóloga Rejane, a fonoaudióloga Meuri Ane, e a Ivania que é assistente social que forma este grupo junto com o Ederson nosso educador físico”, destacou Geovane.

Apesar de ainda ser pouco falado, o mês de janeiro é dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental, com o objetivo de quebrar tabus e mostrar para a população a importância de estar em dia com o nosso cérebro e sentimentos. A campanha foi criada por psicólogos brasileiros, em 2014, no estado de Minas Gerais, e também tem como objetivo abrir novas possibilidades para tratamentos nos aspectos emocionais e mentais.

Diversas pesquisas atestam que as emoções afetam diretamente a qualidade de vida e o sistema imunológico das pessoas, se tornando causadora de diversas doenças. A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem alertando sobre o crescimento de transtornos mentais. A campanha Janeiro Branco busca valorizar o equilíbrio mental e alertar sobre o perigo de doenças como a depressão, a ansiedade eo estresse.

Outras notícias

Outras notícias

Privacidade

Acitve

Plugin