Seção de atalhos e links de acessibilidade

Biblioteca Municipal de Vera fica entre as 10 bibliotecas destaques do Estado de Mato Grosso

Biblioteca Nilza de Oliveira Pipino recebe reconhecimento estadual na semana nacional do livro e da biblioteca

Data: 27 de Outubro de 2021
Autor: Dieny Vieira
Fonte: Secretaria de Educação
Categoria: Nenhuma

Biblioteca Nilza de Oliveira Pipino recebe reconhecimento estadual na semana nacional do livro e da biblioteca
Fonte: Secretaria de Educação
Categoria: Nenhuma
Foto por: Arquivo

O Departamento de Cultura de Vera recebeu esta semana, na qual se comemora a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a notícia de que a Biblioteca Municipal de Vera Nilza de Oliveira Pipino, foi selecionada pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso juntamente com mais nove Bibliotecas integradas ao SEBP, em que a gestão vem desempenhando esforços para estruturar de forma adequada esses equipamentos culturais. Waldinéia Ribeiro de Almeida, que é coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, falou sobre a importância dessa seleção.

“Nos como Sistema Estadual de Bibliotecas, sabemos da importância das bibliotecas municipais estarem regulamentadas, estruturadas e desenvolvendo um bom trabalho dentro da sua comunidade, de estarem atuantes dentro da sua comunidade e desenvolvendo a transformação social através da leitura, através das atrações culturais voltadas para o livro e para a biblioteca. Então nessa Semana Nacional do Livro e da Biblioteca estamos homenageando, e destacando as 10 bibliotecas que hoje são destaques que hoje estão mais completas que estão dentro da regulamentação que estão mais dentro de um equipamento cultural de transformação, com empoderamento da sociedade, com gestão participativa que estão promovendo a transformação na sua sociedade”, destacou Waldinéia. 

As Bibliotecas selecionadas foram Juína, Cuiabá, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Barra do Bugres, Sapezal, Primavera do Leste, Canarana, Vera e Porto Alegre Do Norte. A poucos meses a Biblioteca de Vera passou por novas revitalizações para melhor atender a população verense. O Chefe do Departamento de Cultura Rodrigo Gomes, que é responsável pela Biblioteca falou sobre a importância de estar entre as selecionadas.

É um momento de muita felicidade para nós como gestão pública, porque trabalhamos de uma forma sempre levando a transformação social através da nossa biblioteca. E no ano de 2019, tivemos a grande graça de poder revitalizar toda a nossa biblioteca, e entregar para a comunidade verense um equipamento cultural de grande valia. Um equipamento em que as pessoas se sentem à vontade, se sente bem. Onde elas vão poder utilizar tanto da questão da literatura, quanto do empoderamento digital. E a cada ano que foi se passando, fomos investindo, melhorando, adequando e estruturando para que a nossa biblioteca ficasse agradável. E nessa semana em que celebramos a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso esteve contemplando durante a semana em suas redes sociais postagens sobre as bibliotecas que estão destaque em Mato Grosso, e ficamos entre as 10 bibliotecas que estão em destaque, seguindo todas as normativas para que a biblioteca esteja dentro da legislação vigente. Temos muito que avançar, mas ficamos felizes em ser reconhecidos como uma biblioteca que é uma porta para a transformação social e para o empoderamento digital. Quero agradecer a toda a comunidade verense que utilizam a nossa biblioteca e ao Prefeito Moacir Giacomelli, por investir em cultura e investir na nossa biblioteca e um agradecimento especial a nossa Coordenadora de Fomento a Leitura Rosangela da Silva que conduz os trabalhos de forma brilhante e a toda a equipe cultura”, concluiu Rodrigo.