Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Alunos em Vera participam do programa Futuro em Campo da Aprosoja-MT

  • Publicado em 08/06/2024
  • Atualizado em 11/06/2024

Fonte: Educação

Autor: Julio Tabile/Assessor de Imprensa

Autor da Foto: Divulgação

Aproximadamente 300 estudantes do 4º e 5º anos da Escola Municipal Aloizio Jacob Webler conheceram como é a vida do produtor rural na fazenda Dacar, Albino Galvan Neto  na estrada Márcia, interior de Vera, na sexta-feira (07).

A expedição foi organizada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), por meio do Projeto Futuro em Campo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A visita à Fazenda Dacar começou com café da manhã para as crianças e depois a visitação.

A proposta do projeto, explicou llson Redivo, vice-presidente Norte da Aprosoja é levar as crianças até a fazenda para que elas possam ver como é o agronegócio e ouvirem, de produtores rurais, como o trabalho é desenvolvido. Pontuando, é claro, a sustentabilidade do setor, que enquanto produz o alimento que chega até a mesa da população, também se preocupa com o meio ambiente.

“Mostramos o hoje e, quem sabe, no futuro, podemos ter um produtor rural, um gerente ou técnico agrícola, atuando no nosso agronegócio mato-grossense”, completou Maycon Rech, delegado-coordenador do Núcleo de Vera da Aprosoja. 

Os estudantes que foram para o campo puderam conhecer como funciona a agricultura,  com destaque para a Sustentabilidade, Maquinário, Armazém, Plantação de Eucalipto, Lavoura de Milho, Placas Solares e Aviação Agrícola/Drone.

A coordenadora da escola, professora Vanessa da Silva Costa, destaca que a experiência é um grande aprendizado extraclasse. Um grupo fez o plantio de uma muda de árvore.

“Quando a gente chegou à fazenda vieram especialistas explicando como funciona todo o sistema, divididos por setores. Os alunos puderam ter contato com as plantas, máquinas e interação com os funcionários da propriedade. Para muitos que nunca saíram da cidade, ficará marcado pra vida toda", disse.

"Os agricultores usam os defensivos como forma de proteger as plantas das pragas. Gostei do que um cara falou lá, que se a gente planta coisas boas, vai colher coisas boas. Nós somos responsáveis em defender a natureza. Achei legal ver os maquinários, pois eles que fazem todo o plantio e a colheita. Pra mim foi muito bom”, contou o aluno Pedro Rhyan Vasconcelos Domingos, do 4º ano.

O projeto Futuro em Campo começou em 2019, quando crianças de Paranatinga foram à Fazenda Jatobá, em Santiago do Norte. A propriedade pertence à família de Daila Dellai Fabris, que foi uma das idealizadoras do projeto.

É fundamental que as crianças visitem as fazendas e saibam como funciona a produção agrícola.

Segundo Dellai Fabris, delegada da entidade, para este ano, a novidade da Aprosoja-MT é realizar a expedição em todas as regiões do Estado.

“Na gestão do presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, a entidade pretende ampliar esse projeto educacional e nós queremos implantar em todos os municípios que nós temos núcleo, para promover essa imersão com mais crianças”, disse.

A expedição contou a a presença da secretária de Educação Itauana de Castro e da diretora da escola Aloizio, Mara Prante Silva. A escola possibilitou que as turmas do matutino e vespertino pudessem ir à fazenda, além de um grupo de alunos do Instituto Educacional Superação. Outro momento interessante foi o pouso do helicóptero do Ciopaer "OPERAÇÕES AÉREAS" que foi até a fazenda, destacando como e feito patrulhamento rural.

 

Privacidade

Acitve

Plugin