Seção de atalhos e links de acessibilidade

Alunos do 5º ano da Escola Aloízio farão provas do Saeb dia 1º de novembro


Data: 22 de Outubro de 2023
Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte: Educação
Categoria: Geral

Fonte: Educação
Categoria: Geral
Foto por: Divulgação

O inicio de novembro é a data que os estudantes da escola Municipal Aloizio Jacob Webler em Vera, participarão das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que começam já nesta segunda-feira (23) e vai até o dia 17 de novembro, em todo estado.

Elas serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais nas escolas estaduais e municipais.

A diretora da unidade escolar, Mara Prante Silva alerta os pais e responsáveis para que encaminhem os filhos neste dia. A presença deles e participação na avaliação é de fundamental importância para o município.

“Pedimos para que nenhum aluno falte neste dia. Se houver falta, a escola já é penalizada no índice. Façam o possível para trazer seus filhos à escola”, salientou.

O Saeb tem como objetivo avaliar a qualidade da educação básica do país e contribuir com a formulação de políticas públicas que contribua com projetos de intervenção pedagógica que favoreça a aprendizagem nas unidades escolares.

As provas dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática serão aplicadas de maneira censitária nas turmas da rede pública de ensino, de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, no caso a Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Vera.

Já de maneira amostral, as provas serão aplicadas para as turmas da rede pública, envolvendo o 2º ano do Ensino Fundamental – componente curricular Língua Portuguesa e Matemática, além de algumas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental – componente curricular Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

A rede privada também de maneira amostral participa do Saeb, com as turmas 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.

Em abril passado foram avaliados 331.963 estudantes da rede estadual e das redes municipais no estado, com testes alinhados à matriz avaliativa do Saeb. Nessa mesma perspectiva pedagógica, agora serão avaliados 444.082 estudantes das duas redes, objetivando estabelecer uma relação dialógica entre avaliações externas nacionais e estaduais.

Privacidade