Alunos da rede municipal fazem prova do programa Avalia MT
Fonte: Educação
Autor: Julio Tabile/Assessor de Imprensa
Visando o fortalecimento da política de alfabetização no estado e o fortalecimento do Regime de Colaboração entre Governo Municipal e Estadual, estão sendo realizadas nesta semana as provas com os estudantes dos 2º anos das Escolas Municipais Nilza de Oliveira Pipino e Vitor Valendolf do Programa Alfabetiza MT.
A Avaliação de Fluência Em Leitura é do no período de 12 a 22 de março. Esta avaliação tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa, dimensão fundamental para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos.
Ela contempla a formação de coordenadores e formadores municipais, gestores, professores, avaliações externas, premiação de escolas, materiais didáticos complementares e acompanhamento contínuo dessas ações. Também tem o objetivo de garantir que toda criança, que estuda em escola pública, tenha o domínio da leitura e da escrita ou seja, esteja alfabetizada até o 2º ano do Ensino Fundamental.
Também no período de 15 a 22 de março, os alunos dos 2º anos das Escolas Municipais Nilza de Oliveira Pipino e Vitor Valendolf e dos 5º anos da Escola Municipal Aloízio Jacob Webler irão realizar a Avaliação Formativa Diagnóstica (Avalia MT). A mesma compreende avaliações de Língua Portuguesa e matemática. A avaliação diagnóstica é usada para identificar o nível de conhecimento e habilidades dos alunos antes de iniciar um novo período de aprendizado.
“O principal objetivo dessa avaliação é compreender as necessidades individuais dos estudantes, permitindo que educadores planejem e ajustem seus métodos de ensino de forma mais eficaz para assim continuarmos melhorando o desempenho dos alunos nas avaliações internas e externas e no índice do IDEB e no IDEMT”, explicou a secretária Municipal de Educação, Itauana Castro.
Outras notícias
Outras notícias
22 de Junho de 2026
Matrículas para o Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Vera
As matrículas para o Programa Mais MT Muxirum, estão abertas em Vera. A iniciativa é do Governo de Mato Grosso voltada à alfabetização de jovens, adultos e idosos com 15 anos ou mais que ainda não tiveram a oportunidade de apren…
22 de Junho de 2026
Secretaria de Saúde leva vacinação à zona rural e amplia acesso à imunização em Vera
A Secretaria Municipal de Saúde de Vera está percorrendo as comunidades da zona rural para garantir que a vacinação chegue a todos os moradores, independentemente da distância ou das dificuldades de deslocamento até as unidades de saú…
22 de Junho de 2026
Prefeitura de Vera entrega uniformes identificados e crachás com QR Code para Agentes Comunitários de Saúde
Com o objetivo de garantir mais segurança aos moradores e valorizar o trabalho de campo, a Secretaria Municipal de Saúde de Vera realizou a entrega de novos uniformes padronizados para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Cada profissional recebeu três&nb…