Seção de atalhos e links de acessibilidade

Alunos da Escola Aloízio Jacob Webler participam do Programa Filhos do Campo do Senar

Duas turmas da escola puderam ter um dia de experiências no campo

Data: 18 de Novembro de 2021
Autor: Dieny Vieira
Fonte: Secretaria de Educação
Categoria: Nenhuma

Duas turmas da escola puderam ter um dia de experiências no campo
Fonte: Secretaria de Educação
Categoria: Nenhuma
Foto por: Dieny Vieira

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com o Sindicato Rural de Vera e o Senar, promoveram esta semana em Vera o Programa Filhos do Campo, que contemplou duas turmas da Escola Municipal Aloízio Jacob Webler. O programa foi desenvolvido pelo Senar-MT, com a finalidade de mostrar para todas as crianças a realidade do meio rural e agrícola conhecendo todas as etapas do processo produtivo e  ainda dando embasamento para que despertem o interesse em serem gestores e profissionais desse meio.

A instrutora do Senar e Engenheira Agrônoma Sulaine Almeida Barbosa, falou sobre o objetivo deste programa. “O objetivo do Filhos do Campo é trazer as crianças da cidade para conhecer um pouquinho sobre o processo produtivo dos alimentos que estão nas suas mesas todos os dias. Elas vão passar um dia na fazenda e vão acompanhar todas as atividades da pecuária e da agricultura e vão conhecer todos os processos. Como esse alimento é produzido, todo o trabalho que está envolvido nisso até ser transportado, chegar no supermercado e nas suas mesas”, destacou Sulaine.

Esta semana na quarta (17) e quinta-feira (18) as crianças puderam estar presentes em uma propriedade rural no Assentamento Jonas Pinheiro, onde os produtores produzem na parte da agricultura milho, soja, cana de açúcar e parte de agropecuária a criação de gado leiteiro para a produção de leite e queijo. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a realidade dos modelos da produção agropecuária do município, despertando o interesse e conhecendo o dia a dia de uma propriedade rural que produz alimentos.

Christopher Emanuel Bueno, foi um dos alunos que participou do programa e falou o que estava achando do passeio no campo. “Esta sendo bem legal, estamos aprendendo muito sobre o campo, sobre como os alimentos são produzidos. Sobre o que é preciso para preparar o solo, para plantar a soja, o milho. Vimos a plantação de cana, vimos também o gado e várias árvores de frutas. Até o final do passeio espero aprender muito mais”, disse o aluno.

A professora da turma Rosa Helena, falou sobre a importância deste programa para o aprendizado das crianças. “É muito importante pelo fato deles estarem aqui tendo a experiência e vivenciando um dia no campo. Aqui eles vão ter a oportunidade de ver na prática como o produtor cuida do solo, como realiza o plantio, como cuida dos animais. Então eu acredito que aqui o aprendizado deles vai ser muito maior do que o que temos em sala de aula com apenas o conteúdo que é passado pelo professor. Aqui eles vão de fato ver como tudo funciona, e ver como a natureza se transforma, e qual o papel de cada um na transformação do meio ambiente devido ao trabalho que é feito no campo”, concluiu a professora.