Aluna da Escola Aloízio conquista 1º lugar em projeto de educação sanitária “Do Campo ao Prato”
Fonte: Educação
Autor: Ascom
A Escola Municipal Aloízio Jacob Webler, de Vera, conquistou o 1º lugar no Projeto de Educação Sanitária “Do Campo ao Prato”, desenvolvido com os alunos dos 5º anos em parceria com o Indea-MT, Secretaria Municipal de Educação.
A iniciativa envolveu seis municípios da região e teve como objetivo levar às salas de aula conhecimentos sobre segurança alimentar, saúde pública e responsabilidade com a produção e o consumo de alimentos.
Durante o projeto, os estudantes desenvolveram atividades na disciplina de Ciências, abordando temas como higiene pessoal, classificação dos alimentos de origem animal e vegetal, serviços de inspeção, doenças como brucelose, tuberculose e cisticercose, e também a importância de identificar rótulos, validade e procedência dos produtos inspecionados. As aulas foram enriquecidas com palestras ministradas por médicas veterinárias do Indea e culminaram na produção de trabalhos escritos e ilustrados pelos próprios alunos.
A diretora da escola, Mara Prantes, destacou o impacto do projeto na formação dos estudantes. “Foi uma experiência muito significativa, pois os alunos puderam compreender, de forma prática, de onde vem o alimento que chega à nossa mesa e como os cuidados sanitários garantem a saúde de todos. Esse tipo de aprendizado desperta o senso de responsabilidade e cidadania nas crianças”, afirmou.
A aluna Ana Beatriz Bispo da Silva, do 5º ano vespertino, foi premiada com um notebook por seu desempenho. A professora de Ciências Gabriela Nicoli, responsável pelo desenvolvimento das atividades, recebeu um celular Samsung, e a escola foi contemplada com uma mesa de pimbolim como reconhecimento pelo excelente trabalho realizado.
Segundo o responsável pela unidade do INDEA em Vera, Paulo Sérgio de Araújo, a relevância da parceria entre o órgão e as escolas. “Levar o tema da educação sanitária para o ambiente escolar é fundamental. São essas crianças que vão crescer entendendo a importância de consumir alimentos inspecionados e de valorizar a produção segura, sem riscos à saúde. É uma semente que plantamos hoje e que dará frutos para toda a sociedade”, pontuou.
O projeto “Do Campo ao Prato” reforça a importância da educação sanitária desde a infância, promovendo conhecimento sobre os processos que envolvem a produção de alimentos, os cuidados necessários para evitar doenças e o papel do consumidor consciente.
Em Vera, a experiência se tornou exemplo de como a integração entre educação e saúde pode transformar o aprendizado em prática de vida.
Outras notícias
Outras notícias
22 de Junho de 2026
Matrículas para o Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Vera
As matrículas para o Programa Mais MT Muxirum, estão abertas em Vera. A iniciativa é do Governo de Mato Grosso voltada à alfabetização de jovens, adultos e idosos com 15 anos ou mais que ainda não tiveram a oportunidade de apren…
22 de Junho de 2026
Secretaria de Saúde leva vacinação à zona rural e amplia acesso à imunização em Vera
A Secretaria Municipal de Saúde de Vera está percorrendo as comunidades da zona rural para garantir que a vacinação chegue a todos os moradores, independentemente da distância ou das dificuldades de deslocamento até as unidades de saú…
22 de Junho de 2026
Prefeitura de Vera entrega uniformes identificados e crachás com QR Code para Agentes Comunitários de Saúde
Com o objetivo de garantir mais segurança aos moradores e valorizar o trabalho de campo, a Secretaria Municipal de Saúde de Vera realizou a entrega de novos uniformes padronizados para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Cada profissional recebeu três&nb…