Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Agricultor, produtor rural e empreendedor serão os mais beneficiados com o licenciamento ambiental

  • Publicado em 29/05/2018

Autor: Cristiane Sagioratto

Autor da Foto: Cristiane Sagioratto

A Prefeitura Municipal de Vera encerrou na última sexta-feira (25), o Curso de Descentralização Ambiental promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, CIDESA (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sócio Econômico Ambiental do Vale do Guaporé) e SEMA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente no Centro de Eventos Olímpio Giacomelli.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Gilmar Marcelo Weber, os mais beneficiados com o processo de licenciamento ambiental serão os produtores rurais, agricultores, empresários e empreendedores. Para abrir uma propriedade, antes tinham que solicitar o licenciamento direto pela SEMA.

Foi com essa finalidade que o curso de Descentralização Ambiental da Prefeitura de Vera visou capacitar funcionários das Prefeituras de Vera, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Santa Rita do Trivelato, Nova Ubiratã, Feliz Natal, Cláudia, União do Sul, Vera, Santa Carmem, Guarantã do Norte e Tapurah que trabalham diretamente com a fiscalização ambiental.

O estágio atual da Descentralização do Estado de Mato Grosso bem como a gestão ambiental são compostas pelo licenciamento e pela fiscalização ambiental realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente.

A técnica em meio ambiente, Letícia Moraes, parabenizou a Prefeitura de Vera pela iniciativa em trazer um curso tão necessário e importante para os técnicos que trabalham com licenciamento. “Foi muito válido participar do curso nesses cinco dias que veio contribuir com nossa capacitação para atender as demandas no setor de licenciamento na Prefeitura de Sinop”, avaliou.

“Com a descentralização será muito mais rápida, não vai passar mais para o Estado e sim para a esfera municipal. Os agricultores e produtores rurais poderão procurar diretamente a Secretaria do Meio Ambiente do Município para poderem estar se informando e assim dar entrada no processo de licenciamento”, ressaltou.

O estudante do 9º Semestre de Engenharia Agrícola e Ambiental de Sinop, Gustavo Alves, participou do curso de Descentralização Ambiental. Ele participou de vistorias junto com os demais participantes em dois empreendimentos. Segundo Gustavo, a área de licenciamento ambiental vai agregar muito para sua formação. “Dependendo do empreendimento o qual vamos trabalhar, vamos usar todo esse procedimento de licenciamento ambiental”, disse.

A iniciativa do prefeito Moacir Giacomelli pelo olhar visionário de um evento tão importante que vem somar para os gestores públicos municipais e para os munícipes foi observada pela secretária do CIDESA, Carla Alexandra Guerra. “Parabenizo em especial a atenção do Secretário Gilmar com todos nós do Consórcio pela receptividade no evento”, finaliza Carla.

No último dia do evento na sexta-feira (25) foram feitas vistorias em dois empreendimentos em propriedades rurais no município.

Outras notícias

Outras notícias

Privacidade

Acitve

Plugin