Secretaria de Educação realiza ato cívico do hasteamento da bandeira dando início à semana da pátria

As escolas também realizam atividades alusivas com os alunos além da execução do Hino Nacional

Data: 01 de Setembro de 2021
Fonte: Secretaria de Educação

Fonte: Secretaria de Educação

Nesta quarta-feira (01) a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto por meio do Departamento de Cultura realizou na Praça 13 de Maio, o ato cívico de hasteamento da bandeira ao som do Hino Nacional. O ato, que contou com a presença de autoridades municipais, deu início à semana da Pátria em decorrência da data de 07 de setembro que se comemora a Independência do Brasil. Além deste ato cívico as escolas também estão realizando com os alunos atividades alusivas além da execução do Hino Nacional.

A secretária de Educação Cecília Gabriela Moraes, falou sobre este momento e a abertura da semana da pátria. “Estamos aqui hoje fazendo a abertura da semana da pátria, neste ano de uma maneira bastante diferenciada devido à pandemia do covid-19, mas não deixamos de exercer a nossa função como cidadãos e de fazer a reflexão do significado do ato de sete de setembro e da semana da pátria. E trazer para o contexto da atualidade, onde refletimos sobre o país que nós temos e o país que nós queremos. Além do nosso papel na sociedade, os nossos direitos, mas também os nossos deveres. E em relação às escolas quero destacar um trabalho que vem sendo feito de forma intensa, todas as escolas estão desenvolvendo atividades alusivas à semana da pátria, até porque o civismo é um dos componentes curriculares já trabalhados desde sempre nas escolas”, destacou Gabriela.

As diretoras das Escolas Municipais estiveram presentes, assim como a diretora da Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O presidente em exercício da Câmara Municipal de Vereadores de Vera, Eleandro Moreira, também se fez presente no ato e fez o uso da fala. “Para nós é um momento muito satisfatório poder estar participando de um evento destes da semana da pátria. Hoje eu falo que uma das coisas que eu sentia muito era ver o pessoal norte-americano adorar a sua bandeira e hoje nós fazemos da mesma forma. A semana da pátria para nós da Câmara Municipal dos Vereadores é uma semana muito importante e eu creio que para todos os munícipes verenses também”, ressaltou o presidente.

O Tenente da Polícia Militar de Vera Cirano Ribas de Paula, falou da importância deste ato. “Esse ato tem uma importância muito maior do que nós podemos observar. Porque o patriotismo ele deveria estar presente em toda a sociedade. Uma sociedade patriota além do que significa a simbologia é uma pessoa que defende o seu país, e quando a gente fala em defender o nosso país falamos em todos os sentidos politicamente, economicamente”, concluiu Cirano.