Seção de atalhos e links de acessibilidade

Departamento de Cultura realiza o encerramento das atividades com a Banda e a Fanfarra Municipal

Após três meses de atividades alunos de ambas as corporações tiveram um ótimo desenvolvimento, diz maestro

Data: 17 de Dezembro de 2021
Autor: Dieny Vieira
Fonte: Departamento de Cultura
Categoria: Nenhuma

Fonte: Departamento de Cultura
Categoria: Nenhuma
Foto por: Dieny Vieira

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto através do Departamento de Cultura realizou nesta quinta-feira (16), no Centro Cultural de Vera o encerramento das atividades da Banda e da Fanfarra Municipal, onde estiveram presentes a secretária de Educação Cecília Gabriela Moraes, o chefe do Departamento de Cultura Rodrigo Gomes o Maestro Benedito pais e mães e os alunos de ambas as corporações. Para o encerramento das atividades o Maestro Benedito e os alunos da Banda tocaram lindamente três músicas. Ele falou sobre o desenvolvimento musical dos alunos que retomaram as atividades há apenas três meses.

“Um trabalho que teve seu retorno há 3 meses, mas contabilizados apenas em 44 horas aula, ainda tendo a dificuldade em os alunos se readaptarem por motivo da pandemia e período chuvoso onde teve muita falta nas aulas nesse período. Em especial a banda, os alunos veteranos já participantes da mesma em anos anteriores nunca tinham feito aulas teóricas para o aprendizado do tocar via partituras. E os alunos novatos que nunca tocaram, neste curto período aprenderam também o estudo de partituras. Então, ao meu ver, e a experiência profissional realmente foi um milagre de Deus, conseguiram apresentar alguma coisa ainda neste ano. Pois em se tratando de banda o estudo teórico e prático leva no mínimo 12 meses para se tocar o que os mesmos apresentaram neste encerramento das atividades e fica provado o esforço e interesse dos alunos para que isso ocorresse. Quero agradecer a Administração Municipal, a chefia e os pais dos alunos pela confiança deste trabalho a minha pessoa e desejo a todos um feliz natal e um próspero ano novo e ano que vem se Deus permitir continuaremos em frente com este trabalho”, destacou o maestro.

A secretária de Educação Cecília Gabriela ficou encantada com o desempenho dos alunos. “É gratificante ver os frutos do trabalho realizado pelo Centro Cultural que em apenas 90 dias apresenta esse resultado como presenciamos nesta noite. Os integrantes da Banda e da Fanfarra realmente se dedicaram muito durante as aulas ministradas pelo Regente Benedito, um profissional responsável e comprometido com sua função. Assim sendo, em nome do Chefe do Depto de Cultura, Rodrigo Gomes, parabenizo a todos os envolvidos nesse processo de retomada das atividades culturais”, ressaltou Gabriela.

Após a apresentação dos alunos foi entregue a eles pela secretária e pelo chefe do Departamento de Cultura Rodrigo Gomes, uma lembrança de fim de ano. Rodrigo falou sobre a dedicação dos alunos e a participação dos pais. “Nos chegamos no dia de hoje com o coração muito agradecido diante de tantas dificuldades que encontramos, as paralisações em todas as atividades culturais a nível de Brasil. E ali no mês de setembro nós retornamos com as atividades da nossa banda e a nossa fanfarra e hoje finalizando e vendo os frutos que já colhemos em tão pouco tempo. Tivemos a apresentação de três peças musicais pela banda municipal, que também tem alguns alunos da fanfarra. E a gente vê como é gratificante ver uma apresentação tão linda em tão pouco tempo e uma afinação dos alunos que vem se dedicando, se empenhando. E voltar no próximo ano com tudo chegar em maio no nosso festival de bandas e fanfarras que vai entrar novamente para o calendário e ter uma apresentação belíssima e muito bem organizada. Quero aqui estender os meus agradecimentos ao regente Benedito que cuida tão bem das nossas corporações musicais. Quero agradecer também a secretária Gabriela que esteve presente hoje, quero agradecer também ao nosso prefeito Moacir Luiz Giacomelli, por incentivar e investir nas nossas corporações que hoje tem um orçamento dentro da cultura próprio para elas. E a Administração sempre investiu inclusive no próximo ano nós vamos vir com instrumentos novos para a Fanfarra, vamos continuar investindo na banda e investindo na cultura e no centro cultural. Os meus agradecimentos aos pais e alunos e a dona Maria e em nome dela a toda a minha equipe cultura, e que nós possamos voltar no ano que vem com muita garra e com muito fervor e com muitas apresentações pela frente”, concluiu Rodrigo.