Publicado em: 09/08/2018 ás 15:26:00

A Prefeitura Municipal de Vera por meio da SMECD/ Departamento de Cultura promoveu nesta quinta-feira (08/08) uma reunião com os Municípios de Santa Carmem, Feliz Natal, Claudia e União do Sul, para tratar de assuntos referente a IV Conferência Estadual de Cultura que estabelece a realização até o final do mês de setembro das Conferências Municipais ou Intermunicipais.

Na ocasião Sinop, Itaúba e Nova Ubiratã não puderam se fazer presentes em razão de outros compromissos; no entanto, essas cidades também integram o Pólo Regional.

A cerimônia foi aberta com a apresentação do músico Anderson Santos e estiveram presentes a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto Cecília Gabriela Moraes, a Procuradora Jurídica Dra. Claudia Romani juntamente com o Prefeito Municipal em Exercício senhor Marcelo Alves da Costa que recepcionaram os secretários das cidades vizinhas.

O Encontro entre os dirigentes de Cultura em Vera teve como objetivo principal a união entre os Municípios da região XII Centro Norte para a realização da Conferência Intermunicipal conforme orientações da Secretaria de Estado de Cultura onde serão debatidas as políticas estratégicas, programas e ações nos âmbitos municipal e estadual.

O município de Vera foi escolhido por unanimidade para sediar a Conferência Intermunicipal e nos dias 18 e 19 de setembro do ano corrente; cuja programação ficou assim definida: primeiro dia abertura, credenciamento e apresentações culturais dos municípios e no segundo dia será realizada a plenária e GT’s (grupos de trabalhos).

A Conferência Intermunicipal de Cultura irá nos proporcionar um momento de diálogo entre os integrantes desse setor bem como com toda a sociedade a fim de consolidar as realidades locais e regionais encaminhando-as como demanda para a SEC (Secretaria de Estado de Cultura) que servirá para a construção de políticas públicas culturais através do CPF da Cultura e o Conselho de Cultura. A temática a ser desenvolvida será:  CULTURA COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL.

Agradeço a administração Municipal pelo apoio e aos demais municípios pela confiança para a realização desta conferência em nosso município diz Rodrigo Gomes, Chefe do Departamento de Cultura de Vera.

A Secretária de Educação do município de Vera, Professora Gabriela exaltou o empenho do senhor Rodrigo Gomes em promover esse importante encontro que ampliou a possibilidade de diálogo e a troca de experiências entre os municípios vizinhos. Destacou ainda a preocupação da administração municipal em fomentar a cultura em nossa cidade valorizando aqueles que se dedicam a atividades desse setor; bem como incentivar a democratização do acesso à atividades culturais como ferramentas para o desenvolvimento nessa esfera e que podem receber maior apoio e recursos financeiros através de conferências dessa natureza.