Seção de atalhos e links de acessibilidade

Economia

Em Vera, as atividades econômicas estão expressivamente pautadas nos produtos agrícolas, com destaque no cultivo de soja. Na criação têm-se os rebanhos bovinos, ovinos, suínos; e os galináceos. Em 1999, a área plantada de soja era de 2.500 hectares.

Em 2016, a quantidade de área plantada de soja no município passou a ser de 165.369 hectares. Afora essas atividades, há ainda uma feira livre e o cultivo de uma horta hidropônica.

Mas nem sempre foi assim. Na época da fundação, a inexperiência dos proprietários de terras em cultivar plantações, levou ao fracasso muitos empreendimentos agrícolas. A madeira era matéria prima abundante e com baixo preço.

A mão-de-obra para a exploração da madeira era barata e o aumento da procura facilitou a implantação de várias madeireiras na região.

Com o passar dos anos os estoques madeireiros esgotaram, o que aliado com a pressão dos órgãos ambientais provocou um drástico encolhimento do setor florestal com o fechamento de dezenas de cerrarias.

Madeiras mais conhecidas dentro do município: Castanheira, Cedro, Embaúba, Itaúba, Peroba, Pequizeiro, Seringueira e Sucupira.

De 1999 a 2005 houve um divisor de águas que marcou a transição da cadeia produtiva madeireira para a cadeia produtiva agrícola dentro do município. A partir daí, a economia se deu por meio da ocupação do agronegócio, expresso, pela criação extensiva da pecuária de corte e agricultura.

Quantidade de Empresa Instaladas

Vera Possui 2 grandes empresas instaladas: Grupo Lucion e C. Vale

O Grupo Lucion fica a pouco mais de quinze quilômetros do perímetro urbano do município de Vera (Fazenda Bela Vista II e III). Possui, tecnologia e certificação de primeiro mundo, estrutura para abate, laboratório para coleta de sêmen, sítios para fases diversas dos animais, conversores de milho e soja em ração e biodigestores para o tratamento dos resíduos e transformação em energia. A fazenda agrega criação de suínos para venda em pé e é multiplicadora de fêmeas.

C.Vale

A C.Vale possui mais de 220 profissionais que dão assistência agronômica e veterinária aos seus associados. Financia a produção, garantido crédito aos cooperados, especialmente os pequenos produtores. A empresa comercializa insumos, peças, acessórios e revende máquinas agrícolas, assegurando preços mais competitivos aos associados.

Incentivo à instalação  de novas empresas

Está em negociação para 2016, a instalação da empresa CEVITAL:  Esta empresa Argelina é processadora e esmagadora de soja, milho arroz. Fabricante de ração, margarina, etanol de milho, beneficiamento de arroz, e misturada de adubo.

Saiba o que já foi produzido, cultivado e criado no município desde sua fundação

Agricultura:

Abacaxi, Abóbora, Algodão, Arroz, Amendoim, Banana, Batata, Guaraná, Borracha, Cana-de-Açúcar, Café, Coco da Bahia, Feijão, Girassol, Laranja, Limão, Mamão, Maracujá, Mandioca, Melancia, Milho, Palmito, Pimenta do Reino, Sorgo, Tangerina, Tomate, Horta Hidropônica.

Agricultura

Cachara, Cachapira, Carpa, Curimatã, Curimbatá, Dourado, Jatuarana, Jacaré, Lambari, Lagosta, Piau, Piapara, Pintachara, Pirapitinga, Piracanjuba, Piauçu, Piava, Pintado, Pirarucu, Pacu, Piabanha, Surubim, Tambatinga, Tambaqui, Tilápia, Tambacu, Traíra, Truta, Trairão, Tucunaré .

Criação Animal

Equino( cavalo, burro, jumento), Bovino, Suíno, Caprino (Cabras), Muares (mula, burro, jumento, égua), Bubalino (búfalos), Ovino (ovelhas e carneiros), Galináceos (galinhas, galos, frangos, e pintos), Mel de abelha, Codornas, Leite de Vaca. 


Informações: Assessoria de Imprensa.

Fonte Bibliográfica: "Vera A Princesinha do Nortão" (Alexandre Panosso Neto - 2.000).

Privacidade